segunda-feira, 12 de julho de 2010

Repórteres fotográficos: As melhores fotos do ano em exposição no Palais de Glace


Por Josemar Martins
Foto de Franco Vera



No primeiro andar do Palais de Glace estão em exposição algumas imagens que mostram alguns dos acontecimentos mais marcantes de 2006. Trata-se da 18ª Exposición Anual de la Asociación de Reporteros Gráficos de la

República Argentina(Argra). Desprovidas de complementos que geralmente os meios de comunicação lhes dão, estão 318 imagens sem títulos, legenda ou qualquer outro complemento que ajude na leitura ou interpretação das imagens. O evento que mostra por meio da fotografia o trabalho de uns 200 profissionais que mostram diariamente um “espelho da realidade cotidiana”.



Agrupadas em cinco temas, algumas das imagens estão sendo apresentadas pela primeira vez. Entre as fotos estão as de um familiar anônimo de um desaparecido que chora, entre velas acendidas e mulheres com lenços brancos, durante a comemoração do 30° aniversário do golpe militar da Plaza de Mayo. Ou outra foto que mostra o indissimulável empenho de um militar chileno que limpa o corpo sem vida do chileno Pinochet, deitado em seu caixão. Também há um policial que, apoiado num guindaste, evita o suicídio de uma mulher nua que está prestes a saltar do monumento a San Martin, em La Plata. Outra imagem de impacto é a de Nicolas, que aos oito anos pede moedas na estação Florida, enquanto suas irmãs mais velhas e sua mãe juntam caixas de papelão na cidade portenha.


Há também fotos artísticas como a de um anão e uma mulher extremamente sensual, protagonistas de um show erótico ou outra que mostra uma coelhinha da Playboy, entronizada no alto de uma passarela, e sendo fotografada por centenas de câmeras de telefones celulares, uma espécie de voyeurismo. A mostra pode ser vista até o dia 26 de agosto, de terças a domingos, das 14h às 20h.


Mais informações


laulavergne@gmail.com


lauralav@ciudad.com.br


Cel: 011-15 4 407 7489

Nenhum comentário:

Postar um comentário