domingo, 25 de julho de 2010

Escolher e viver: Tratamento e qualidade de vida dos pacientes renais crônicos


Por Josemar Matins

A ImageMagica convida você para visitar a exposição “Escolher e Viver”, que participa do Projeto Linha da Cultura, realizado nos metrôs da cidade de São Paulo. A expoisção retrata histórias de um grupo de pacientes portadores de doença renal crônica que realizam diálise peritoneal (DP) – uma modalidade domiciliar de terapia renal.


São fotos com o registro das histórias de vida e tratamento de 16 pacientes, que foram registrados pelas lentes do fotógrafo André François, fundador da Organização ImageMagica. Durante 18 meses, ele percorreu o Brasil, inclusive a Bahia, em busca desses relatos. Em quatro anos de pesquisas e registros na área da saúde, François encontrou diversos pacientes renais crônicos, acompanhou seu tratamento e seus desafios para fazê-lo. Ao descobrir a diálise peritoneal, uma alternativa à hemodiálise, André decidiu registrar a história de pacientes de diferentes cidades brasileiras que utilizam esse método. A missão é divulgar essas histórias para contribuir com a divulgação desse tratamento pouco conhecido e incentivar a doação de órgãos.


“Após o diagnóstico de doença renal crônica, estas pessoas perceberam que toda a sua rotina de vida teria que mudar: teriam que ir vários dias da semana fazer hemodiálise, percorrer longas distâncias para realizar o tratamento e ficar longe da família. A diálise peritoneal representa uma alternativa capaz de atenuar este sofrimento e dar mais autonomia para estes pacientes” afirma o fotógrafo.


No Brasil, cerca de 95 mil renais crônicos dependem de diálise ou transplante para sobreviver. A DP é uma alternativa eficaz, que pode ajudar a atenuar o problema da falta de vagas para hemodiálise em todo o país. Esse problema faz com que aproximadamente quatro mil pacientes renais não realizem o tratamento nas clínicas e hospitais do país, a cada ano, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). Com isso, muitas vezes, são tratados de forma inadequada nas emergências dos hospitais ou nem sequer conseguem tratamento.


Mais informações


Linha da Cultura – Exposição “Escolher e Viver”


Julho – Estação Clínicas


Agosto – Estação Sacomã


Setembro – Estação da Luz


www.imagemagica.com.br/viver


Nenhum comentário:

Postar um comentário