segunda-feira, 12 de julho de 2010

A Gosto da Fotografia 2010: Thomaz Farkas e Boris Kossoy são homenageados na 6° edição do festival


Por Josemar Martins
Foto de Ricardo Teles


O A Gosto da

Fotografia 2010, um dos mais representativos festivais de fotografia no Brasil, chega em sua sexta edição com uma programação repleta de exposições, palestras, filmes e oficinas nos principais museus e espaços culturais de Salvador.

O projeto, realizado pelo Instituto Casa da Photographia de Salvador, em parceria com a Pinacoteca do Estado de São Paulo e patrocinado pela Oi Futuro, nesta edição tem como destaque uma grande leitura das obras dos fotógrafos Thomaz Farkas e Boris Kossoy. O Festival começa no dia 29 de julho, na sede da Oi Kabum! Salvador, e vai até o dia 03 de outubro.

Na abertura serão apresentadas as mostras Caymmi na Lata e Olha aí o Pelô, com imagens produzidas pelos alunos da escola de arte e tecnologia, e a apresentação do monólogo Eu, Quem? Um Retrato em Preto e Branco feito pelo curador do A Gosto da Fotografia Diógenes Moura.

Com cerca de 120 imagens, muitas inéditas, a mostra Thomaz Farkas – O Tempo Dissolvido apresenta uma leitura sobre a obra de um dos pioneiros da fotografia moderna no Brasil. A abertura da exposição é no dia 02 de agosto, segunda-feira, às 19h e fica em cartaz até 03/10.

Outro destaque do A Gosto em 2010 é a mostra O Caleidoscópio e a Câmera, de Boris Kossoy (São Paulo, 1941), um dos maiores pesquisadores sobre fotografia no Brasil e precursor do realismo fantástico no país (abertura no dia 30 de julho, sexta-feira, às 19 horas, em cartaz até 05/09). A exposição apresenta cerca de 140 imagens, coloridas e em preto e branco, que contemplam desde o seu primeiro registro até a série de inéditos produzidos nas últimas duas décadas, período em que o artista se recolheu. Kossoy conversa com o público no dia 31 de julho (sábado) às 17h, no Museu de Arte da Bahia.

Além desses, haverá trabalhos de Ricardo Teles, que apresenta uma série com 35 fotografias, construindo um documentário sobre a vida cotidiana e suas relações com a arte e religiosidade em Angola, Benin e Congo, e Ana Lúcia Mariz que mostra uma série de 30 imagens, todas em preto e branco, feitas a partir da técnica light painting, de um mundo imaginário extraído dos sonhos e da realidade cotidiana.

Completa o panorama a série Sem Ponto Final, sete retratos do artista baiano Mario Cravo Neto (Salvador, 1947-2009) feitos pela fotógrafa Sabrina Pestana (São Paulo, 1984), dois meses antes da morte do fotógrafo ocorrida em agosto de 2009. A homenagem do A Gosto a Cravo Neto é também inaugurada no Museu da Misericórdia, no dia 04, quarta-feira, às 19h, e fica em cartaz até 03/10.

Segundo Marcelo Reis, diretor do Instituto Casa da Photographia, o Festival A Gosto da Fotografia nasceu como suprimento de uma lacuna de projetos na Bahia. “Ao mesmo tempo em que queremos manter um diálogo mais próximo com a produção local, a parceria com a Pinacoteca nos possibilita trazer um panorama da produção nacional e internacional para Salvador”, analisa Reis. Para o curador do festival, “será sempre um desafio, ainda com orçamento tímido e sem a parceria da iniciativa privada, propor um instante de silêncio e reflexão para que essa população tão desprotegida e solitariamente barulhenta possa contemplar a obra de artistas e pensadores representativos na formação deste país também belo e agonizante”. Em outubro, pela primeira vez, uma edição do A Gosto da Fotografia chegará a São Paulo, no Espaço B_Arco, numa parceria com a Galeria de Babel.



Mais informações
A Gosto da Fotografia
Onde: Museu de Arte Moderna da Bahia, Galeria Solar Ferrão, Museu da Casa da Misericórdia da Bahia, Oi Kabum! Salvador e Casa-Museu Solar de Santo Antônio.
Quando: Abertura 29 de julho de 2010, às 19h, até 03/10
Gratuito
Fontes: Diógenes Moura, Marcelo Reis, Thomas Farkas, Boris Kossoy, Ricardo Teles, Ana Lúcia Mariz e Sabrina Pestana.
Realização: Instituto Casa da Photographia de Salvador em parceria com a Pinacoteca do Estado de São Paulo e patrocinado pela Oi Futuro através do Fazcultura, programa desenvolvido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Assessoria de Imprensa
Marco Gramacho (71) 8790-6432
Maurício Ferreira (71) 8872-1786

Nenhum comentário:

Postar um comentário