terça-feira, 13 de julho de 2010

Foto de bebé de Cristiano Ronaldo vale meio milhão de euros


por ANA CARRETEIRO

A imagem de Cristiano Ronaldo Júnior é, provavelmente, a fotografia mais desejada do momento, já que ainda não há qualquer registo fotográfico do bebé, nascido a 17 de Junho, com 4,300 kg e 53 cm. "Essa fotografia vale milhares de euros porque há interesse em publicá-la no mundo inteiro, logo é possível ser comercializada a nível mundial" começa por dizer um paparazzi português, que pediu anonimato ao DN. "Se o fotógrafo a vender, em exclusivo, para uma agência que depois a revenda para todos os meios de comunicação internacionais pode amealhar, com certeza, cerca de 500 mil euros. A agência pode depois facturar milhões", conta.

Segundo outro paparazzi, que está no Algarve à espera de conseguir "apanhar" o primeiro filho de Ronaldo nos braços da avó, Dolores Aveiro, que está em Vilamoura numa moradia de luxo com o resto da família, existem repórteres fotográficos de todo o mundo atrás da imagem. "Aqui na região já me cruzei com paparazzi ingleses e espanhóis e soube que também está um francês que trabalha para uma grande agência americana. Fora, claro, aqueles que não sei quem são..." relata, rematando: "Há interesse em ver essa imagem até no Japão."

Os tablóides ingleses são, provavelmente, quem mais procuram detalhes sobre a vida de Ronaldo, de 25 anos. O país tem uma forte ligação com o atleta desde os tempos que ele jogava no Manchester United. Em Espanha, a prensa del corazón quer saber tudo sobre a maior estrela do Real Madrid. E até nos Estados Unidos, onde o futebol não é uma modalidade que tenha muitos adeptos, Cristiano é uma estrela: pelo seu ordenado milionário, pelo seu físico irrepreensível, pelas namoradas famosas que colecciona e, agora, pelo seu bebé.

Outro repórter fotográfico freelancer português afirma que a fotografia do herdeiro de Ronaldo vale "largos milhões" e que seria talvez a imagem mais valiosa dos últimos tempos: "Estamos a falar não só da carinha laroca de um bebé, mas de um grande mistério. Não se sabe quem é a mãe e como essa criança foi concebida. Cristiano Ronaldo escondeu que ia ser pai durante nove meses. Tudo isto tem contornos de telenovela e, por isso, as pessoas seguem vidradas todos os seus desenvolvimentos e o mercado da comunicação social está ávido por mais pormenores sobre o caso."

Pedro Tadeu, director da Globalimagens, agência de fotografia da Global Notícias, grupo a que pertence o DN, começou por recordar que "antes de alguém decidir comprar a foto, tem de se estudar a legalidade da mesma". "O valor aceitável para a fotografia", em Portugal, seria de "cinco mil euros" pagos ao fotógrafo, sublinhou. Mas "dado o clima de histeria existente à volta do assunto" admite poder atingir, no máximo e após negociação, 35 a 40 mil euros. Para isso, o órgão de comunicação social nacional que adquirisse a imagem teria que ter capacidade de a revender para obter lucro, já que a receita liquida de uma publicação em média é de 30 a 50 cêntimos por exemplar vendido em banca. "Com este valor a empresa tem de pagar tudo (como ordenados dos funcionários) excepto papel, impressão e distribuição", esclarece.

Mas Cristiano Ronaldo pode optar por fazer um acordo exclusivo com uma publicação para fazer uma produção fotográfica com o bebé e negociar o valor das imagens.

Quem detém o recorde de valor recebido por fotografias com os filhos é o casal Brad Pitt e Angelina Jolie que, alegadamente, cobrou 11 milhões de euros à revista norte-americana People e depois doou o cheque a instituições de solidariedade social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário