sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Dicas como fotografar a comida!

Texto de Pedro Rosário, do blog o Mundo da Foto



Os caros amantes da fotografia, com certeza que já viram aquelas fotos lindas de sanduíches do McDonald’s e acham um absurdo quando vêm a sanduíche de verdade. O porém é que a fotografia de alimentos não existe para mostrar a verdadeira aparência dele e sim transmitir a sensação de quando saboreamos aquele alimento. Nesse caso as fotos do McDonald’s fazem muito mais sentido, certo?

Pensando nisso encontrei este artigo sobre fotografia de comida. Para quem adora fotografar, e também que adora comida, pode juntar o útil ao agradável. Neste artigo vai encontrar dicas para deixar as fotografias de alimentos muito mais "gostosas".

Equipamento para fotografar comida :

Câmara
Embora seja possível tirar fotos óptimas com qualquer câmara vamos partir do princípio que tem mais controlo por isso se está a ler este artigo: então daqui para baixo vou tratar de assuntos para quem tem ou quer ter uma câmara com controlos manuais e, preferêncialmente, possibilidades de troca de lentes. Qualquer SLR serve. Não é necessário ter um topo de gama para fotografar comida.

Lente
Para criar aquele efeito magnífico de profundidade é interessante ter uma lente clara, entre 1.8 e 2.8. Na opinião de alguns ser uma lente macro não é essencial, afinal pode tirar a foto de longe com uma tele ou mesmo aproximar depois na pós-produção. O importante é que seja uma lente de qualidade e bem nítida.


Uma lente bem barata e que faz milagres na hora de fotografar comida é uma 50 mm 1.8. Você não vai precisar se aproximar tanto e a abertura vai possibilitar utilizar bastante iluminação ambiente, além de criar aquele DOF que dá o charme. Também existem opções no mercado de lentes mais tele como 85 mm ou zoom.

Iluminação
Se não tiver flash a luz natural pode ser o suficiente. Mas o inconveninente de depender de luz natural é que você só vai poder fotografar de dia… veja um exemplo de foto que foi utilizado luz natural:


A “luz da lâmpada” também poderia ser considerada “luz natural”, mas ela é bem mais fraca e precisará deixar as configurações bem apuradas para que fique nítido.

Evite com todas as forças usar o flash embutido da câmara. Utilizar um ou mais flashes externos é o ideal: para um efeito suave use sombrinhas ou difusores. Ao usar flash diminua sua intensidade para poder usar a abertura mais ampla. Se possível aposte na luz contínua.

Em baixo um exemplo de foto utilizando luz contínua, sem difusores:


Como pode ver no setup desta foto não foi utilizado nenhum difusor, por isso as sombras estão duras:

Mas não precisa ter um estúdio para montar as suas belas fotos. Cuidando com o que tem em volta você pode tirar a foto na própria cozinha! Veja a foto em baixo:


Na foto em baixo foi usado o flash com rebatedor, uma parte da luz foi para o fundo e a outra preencheu a iluminação do prato:


Se o interessante da comida for a sua textura é legal manter uma luz mais direccional.

Tripé
Ter um tripé é bastante interessante, principalmente se estiver a utilizar uma luz natural. Para aproveitá-la mais terá que usar uma velocidade mais baixa e para conseguir uma foto bem nítida será essencial utilizar um tripé. Se não tem um tripé lembre-se de usar velocidades mais altas, pois a fotografia de comida não é nada se não estiver nítida.

Configurações do equipamento

Repetindo: Fotografia de comida não é nada se não estiver nítida. Então tente manter as configurações formatadas de forma que consiga aproveitar a luz mas mantenha a niditidez.

ISO: Use o ISO mais baixo possível. Usar ISO alto faz a imagem ficar mais granulada e com menos contraste.

Abertura: Controle a abertura para que seja possível manter um DOF interessante. Se quiser deixar mais alimentos em foco feche um pouco, se quiser somente um pedacinho em foco deixe na máxima abertura da sua lente. Você pode “melhorar” esse efeito de profundidade na pós-produção caso não tenha uma lente muito clara.

Velocidade: De acordo com os dois itens acima calcule a velocidade necessária para uma exposição correcta. Se for muito baixa (em média abaixo de 1/100, mas depende da distância focal) use um tripé.

E lembre-se: Sempre que possível fotografe em RAW.

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