terça-feira, 5 de outubro de 2010

Exposição em Paris traz a maior retrospectiva do trabalho de Karl Lagerfeld como fotógrafo


A habilidade que Karl Lagerfeld tem para desenhar é incontestável. Mas o que nem todo mundo sabe é que o estilista também é um talentoso fotógrafo. Uma exposição naMaison Europeenne de la Photographie, em Paris, inaugurada quinze dias antes da semana de moda, apresenta esse outro lado menos conhecido de Lagerfeld: de seus trabalhos mais comerciais para a Chanel, passando por editoriais para revistas até imagens conceituais de paisagens e arquitetura. É a maior mostra dele como fotógrafo, reunindo cerca de 300 fotos produzidas a partir de 1987.

Leia mais: veja os principais desfiles da Semana de Moda de Paris para o verão 2011

“Hoje, a imagem é parte da minha vida. Ela fecha o círculo das minhas preocupações artísticas e profissionais. Eu olho para o mundo da moda com o olho da câmera. Isto dá ao meu ofício de estilista uma base crítica que eu jamais poderia suspeitar”, comenta o “kaiser” no texto de apresentação da exposição. Intitulada “Parcours de travail” (“Caminho de trabalho”), a exposição tem quadros de paisagens em preto e branco ou sépia misturados com retratos coloridíssimos impressos como se fossem estampas e decorados com glitter. Há, é claro, as obrigatórias fotos de moda - inclusive uma de Isabeli Fontana, única modelo brasileira na mostra.

  Divulgação
Além de muitas imagens em preto e branco, a mostra tem retratos ultracoloridos como os da foto

“Tenho a estranha sensação de que o meu sucesso na indústria da moda se intensificou desde que comecei a fotografar. Eu vejo uma relação muito positiva e muito criativa entre as duas profissões. E em ambas, sempre fui ajudado por grandes equipes”, diz. Lagerfeld, que desenha para Chanel, Fendi e para a grife que leva o seu nome, há tempos assina as fotos de divulgação e campanhas dessas marcas.

  Divulgação
Uma visitante observa as fotografias da série Arquitetura e Paisagem

Apaixonado pela arte, o estilista fotografou em 2005 a atriz chinesa Zhang Ziyi falando ao telefone e chorando, num estilo que remete ao inconfundível pintor norte-americano Roy Lichtenstein. Outros retratos de celebridades – dispostos numa grande parede, um ao lado do outro – mostram rostos de Claudia Schiffer,Eva Herzigova, Jack Nicholson e Monica Bellucci, entre outros.

Editora Globo
Na entrada da exposição, uma imagem do estilista contornado por uma luz azul recebe os fãs

A figura mais recorrente da mostra é a do modelo-muso-namorado Baptiste Giabiconi. O francês de 20 anos é visto em diversos pontos da exposição, inclusive em uma série de 2009 para a qual posou apenas de cueca. Sobre suas inspirações na fotografia, Lagerfeld revela: “Confesso que particularmente adoro a fotografia do século 19 e início do século 20. Tenho uma paixão por Stieglitz, Steichen, Clarence White, Alvin Langdon Coburn e Demachy ... Enfim, fotografia alemã dos anos 20. E todos aqueles que foram influenciados mais tarde por eles, como Helmut Newton, Peter Lindbergh e Ellen Von Unwerth”.

Editora Globo
Na parede de retratos de celebridades, rostos como os de Gérard Dépardieu, Claudia Schiffer e Jack Nicholson podem ser vistos

Nenhum comentário:

Postar um comentário