quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Luiz Braga abre hoje exposição de fotografias

Ao contrário do que foi divulgado na edição de ontem, será aberta hoje a exposição “O percurso do olhar”, do fotógrafo Luiz Braga, no Museu de Arte Contemporânea Casa das Onze Janelas. A exposição reúne fotografias da série “Verde-noite, 11 raios na estrada nova, fotografia, nigthvision”, criada em 2009 com financiamento do Prêmio de Artes Plásticas Marcantônio Vilaça, da Funarte, que visa a criação de trabalhos inéditos para a composição de acervos de museus brasileiros. Integram a mostra obras doadas pelo fotógrafo com o objetivo de compor um acervo permanente de seu trabalho em sua terra natal.

A exposição foi montada em tom de retrospectiva e abrange o período de 1982 a 2010. Com a doação, o Museu das Onze Janelas passa a ser a primeiro museu a abrigar uma coleção de fotografias do artista na Região Norte.

Luiz Braga explica que cansou de esperar pelo poder público, por isso teve a iniciativa de fazer a doação ao museu paraense. “São centenas de milhares de reais em fotografias, mas não vou receber um tostão por isso. Tentei por muitos anos um financiamento para a aquisição de acervo, mas quando vi que isso não tinha chances de acontecer, resolvi agir por conta própria. Não estou reclamando, mas considero que esse é um papel do governo, preservar o patrimônio artístico”. Nos últimos dias, além de curador da 18ª exposição de fotografias da coleção Pirelli/Masp, em São Paulo, Luiz Braga também estava cuidando de uma outra exposição autoral, “Estrada Nova Sem Número”, também na capital paulista.

VEJA

Mostra fotográfica “Luiz Braga - O percurso do olhar”. Abertura hoje, às 19h30, no Museu de Arte Contemporânea Casa das Onze Janelas, na Praça Frei Caetano Brandão, s/n, Cidade Velha. A visitação segue até o dia 3 de outubro, de terça a domingo, de 10h às 16h, e nos feriados, de 9 às 13h. No dia 17 de setembro, às 19h, haverá um bate-papo com o artista, com participação da crítica de arte Marisa Mokarzel. Entrada franca. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário