quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Banda Sinfônica de Cubatão e a dificuldade com a luz

Olá galera, tudo certo?

Até ontem, 21 de setembro, esse blog trazia novidades do mundo da fotografia.

Agora, apesar da correria do dia a dia da profissão, vou tentar arrumar um tempinho para postar algumas dicas, contar um pouco sobre uma determinada pauta, dividir com vocês minha experiência nas ruas ou eventos. Com isso, além de vocês ficarem antenados com o que acontece no mundo fotográfico, poderão também aprender com o meu dia a dia.

Nesse primeiro post, vou contar sobre a dificuldade que tive em registrar um concerto da banda sinfônica de Cubatão no SESC Santos.

O evento foi no sábado, dia 17. nunca tinha fotografado por lá, então, não fazia a miníma idéia de como era o ambiente.

Quando entrei com a jornalista que me acompanhava, a primeira impressão que tive é que seria legal: Ambiente grande, acesso ao palco pelas laterais, escadas, uma beleza.

Fui conhecer mais o espaço e aproveitei pra fazer umas fotos da platéia, que estava lotada ( 700 convites esgotados ).

Como queria ter profundidade de campo, coloquei abertura f10, ISO 320 e velocidade de 5 segundos. Utilizava uma objetiva Canon 17-40 f4 L USM. Eu não acho ela muito nítida. Tive que optar entre plateia congelada e foto sem nitidez e com ruído excessivo ( ISO alto = ruído excessivo e perda de nitidez ), ou plateia um pouco borrada mas uma foto nítida e sem ruído. Preferi a ultima opção, e o resultado foi esse abaixo:


A imagem foi feita de umas das escadas laterais que relatei acima. Apoiei a câmera num degrau e click!

Quando o evento começou, o desespero: A luz aumentou um pouco, mas pra mim continuava fraca. Como iria fotografar em RAW, nao precisava me preocupar tanto com ruído e nitidez que depois eu poderia tratar no Photoshop.

Para se ter idéia da dificuldade, o maestro além de mexer os braços, também balançava a cabeça. Eu iria fotografar com uma tele 70-200,  então precisava de no mínimo 1/250 de velocidade para o movimento não ficar tão borrado. Coloquei abertura f2.8 e com ISO 4000 a imagem ainda ficava cerca de 2 pontos subexpostos. 

Uma delass você confere abaixo:


O entusiasmo do início foi se transformando em frustração, mas gostei da experiência e acho que fiz algumas imagens legais. Vejam mais imagens deste evento e comente no flickr: http://flickr.com/cf-carlosfelipe

Se preferirem, acesse meu portfólio aqui mesmo, no site.

Equipamento: 

Canon EOS 7D
70-200 f2.8 L USM
17-40 f4 L USM
28-70 2.8 L USM



Nenhum comentário:

Postar um comentário