domingo, 5 de junho de 2011

Exposição apresenta relações de fé

Sara Saar
Do Diário do Grande ABC


O fotógrafo Marcello Vitorino, de Santo André, considera-se um típico brasileiro. "Mesmo se não tem religião, o brasileiro em geral possui uma relação bastante natural com a fé", afirma. Quem nunca bateu três vezes na madeira ou disse: "Pelo amor de Deus"?
Interessado em entender a relação do homem com o sagrado, Vitorino direcionou as lentes da câmera para a Festa do Divino, celebrada pela Irmandade do Divino Espírito Santo de Anhembi, em abril de 2010. "Com o tempo, você vai descobrindo que há mais perguntas do que conclusões neste caminho", declara.
Encantado com a tradição e a força da festa, o fotógrafo abre hoje a exposição Encontro com o Divino no Centro Cultural Inamar, em Diadema. "Toda vez que revisito as imagens, eu me emociono porque refaço a viagem", confessa.
No total, serão exibidas 20 imagens (15 cm x 21 cm) das 30 que integram o livro homônimo, produzido com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural) de 2009. "Coloco em imagens o que talvez não seja capaz de dizer. É a informação mais subjetiva, emocional", explica.
A mostra apresenta a documentação fotográfica da viagem feita pela Irmandade. Em nove dias, Vitorino presenciou todos os pousos em Anhembi, Botucatu, Piracicaba, Piramboia, Conchas e Bofete, além de rituais como a derrubada e o encontro das canoas.
A experiência rendeu mais de 3.000 imagens, nas quais o fotógrafo buscou equilíbrio entre a plasticidade e a força narrativa. "A Festa do Divino é vida pulsando, um prato cheio para a fotografia. Há muita entrega, devoção e verdade", diz.
Encontro com o Divino Exposição. No Centro Cultural Inamar - Avenida Antonio Sylvio Cunha Bueno, 1.322, Diadema. Tel.: 4043-5476. Abre hoje, às 14h. Visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 18h; aos sábados, das 9h às 17h. Entrada franca. Até dia 30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário