quarta-feira, 4 de maio de 2011

Fotógrafo alemão fotografa TVs analógicas desligando e captura imagem invisível a olho nu

Texto por Luiz Filipe Tavares Fotos Stephan Tillmans






O fotógrafo alemão Stephan Tillmans é um homem dotado de paciência, essa virtude tão esquecida na era da superinformação. A duras penas, com muita tentativa e erro, o artista fotografa televisões de tubo em processo de desligamento, capturando imagens tridimensionais impressionantes que aparecem na tela rápido demais para serem percebidas a olho nu. Como? Tentando, errando e voltando a tentar novamente. De vez enquando em uma proporção de até 800 erros para cada acerto.
Com um processo demorado mas muito valioso, que gera elegantes imagens abstratas, o artista berlinense construiu uma pequena tenda em sua casa. Depois de muitos arranjos de posição e uso de diferentes aparelhos de TV, Stephan conseguiu criar uma fórmula para mostrar os últimos traços de imagens emitidas pelo tubo de raios catódicos da televisão antes de desligar para o preto absoluto. Em entrevista à Wired, ele tentou explicar passo a passo sua técnica.
"Capturar a mesma imagem duas vezes é praticamente impossível. O timing teria de ser perfeito demais. No momento em que eu tiro a foto, não só importa o momento em que a TV é desligada, como também quanto tempo ela ficou ligada. Como eu clico manualmente, nunca consigo duas imagens iguais", explicou Stephan na entrevista à revista americana de tecnologia. "Eu fiquei repetindo esse processo por alguns dias, testando diferentes TVs e câmeras. Muitas vezes tenho de tirar 800 fotos para conseguir uma imagem afiada, bonita e do jeito que eu quero."
"O tubo da televisão tem uma certa profundidade, o que dificulta a colocação do foco na camada certa. Se você acertar o foco para a tela fluorescente, por exemplo, você também precisa capturar a luz dessa camada em particular. Mas quando a luz está em pontos mais profundos do tubo, você pode ter de focar na sombra em vez de na luz", continuou o fotógrafo. "Eu tiro a foto na hora que a imagem some. Se eu clicar antes, pego ainda o que estava passando na TV. Pode ser só ruído ou um sinal perfeito. Meu objetivo é sempre pegar o momento que essas indicações desaparecem. Assim a foto vai do referencial para o não-referencial e do abstrato para o concreto.
Na galeria acima você vê alguns dos exemplos do trabalho de Stephan com TVs de tubo. Logo abaixo, você pode conhecer um pouco mais do trabalho do fotógrafo acessando seu site.

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