quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Araquém Alcântara: Fotos são pura poesia!

Araquém Alcântara nasceu em Florianópolis, em 1951, mas é como “paulista”, para onde foi ainda muito jovem, que fez carreira e ganhou reconhecimento como um dos fotógrafos mais importantes do país.

Especializado em registros da natureza, ele tem 41 livros temáticos editados, entre ele Terra Brasil, que está sendo relançado, e o inédito Araquém Alcântara: Fofografias, que tem lançamento previsto para o começo de dezembro.

Livro de fotografias mais vendido no Brasil, Terra Brasil – foi lançado em 1998, teve 11 edições ao longo desses 12 anos e vendeu 82 mil exemplares – chega às livrarias com reedição ampliada, fazendo um registro visual de todos os parques nacionais brasileiros.

Para fazer as fotos, Araquém viajou 300 mil quilômetros e produziu mais de 30 mil imagens, num projeto que levou 11 anos para ser concluído.

Agora, a publicação ganha impressão em papel de alta qualidade e 50% das fotos inéditas, ampliando a abordagem e indo além dos parques ao incluir todos os ecossistemas do país.

Do original foram mantidas as apresentações assinadas por Carlos Moraes e Rubens Fernandes Jr. A capa também é a mesma, estampando uma incrível imagem de uma onça olhando fixamente para a objetiva.

Sensibilidade em imagens sem um tema específico

Em dezembro chega às livrarias o volume Araquém Alcântara: Fotografias, livro que reúne 81 trabalhos clicados em preto e branco. O fotógrafo nesta obra avança em seu foco, eternizando cenas do cotiano tanto selvage e rural quanto urbano.

Com uma coleção de 50 prêmios, entre nacionais e internacionais, a nova obra aponta para um profissional que vai além dos temas que marcam sua carreira ao publicar fotos de forte teor poético.

A apresentação é do fotojornalista e crítico Eder Chiodetto, para quem o “andarilho” Araquém, após 40 anos como viajante pelos mais inóspitos cantos brasileiros, agora se liberta, apresentando um trabalho autoral totalmente inovador e livre nos temas.

Ao escolher as fotos para compor o material definitivo deste novo proejto editorial, Chiodetto idenficou o que chama de de “ciclos da vida de morte”. As imagens estão desvinculadas umas das outras. Cada uma ocupa uma página ímpar, enquanto as páginas pares trazem uma simples identificação do local fotografado.

Terra Brasil. Fotos de Araquém Alcântara. Editora Terra Brasil, 248 páginas, formato 28 cm x 33,5 cm, 152 fotografias, R$ 149

Araquém Alcântara: Fotografias. Fotos de Araquém Alcântara, Editora Terra Brasil, 196 páginas, 81 fotografias, formato 30,5 cm x 25 cmR$ 120

Nenhum comentário:

Postar um comentário