sexta-feira, 25 de março de 2011
Nova Iorque dos anos 40 é retratada em exposição
As máquinas, a arquitetura e a grandeza de uma cidade que orgulhava de ser moderna. É esse o olhar que une as fotografias da exposição de Andreas Feininger no Museu Lasar Segall, em São Paulo. A mostra reúne imagens feitas em Nova York nos anos 40 e que trazem um espírito otimista com relação à vida urbana.
São 93 fotografias que ficarão expostas por três meses, a partir deste 26 de março. A curadoria incluiu ainda objetos que eram do cotidiano do fotógrafo, falecido em 1999. Uma câmera Leica, uma Rolleiflex, filmes Kodak Super XX, estojos de trabalho usados no período, um mapa de Manhattan da época com anotações de lugares por onde captou as imagens que estarão na mostra.
Poderão ser vistos, ainda, exemplares da revista Life, com imagens que tornaram Feininger conhecido como pioneiro do fotojornalismo.
O objetivo é capturar o sentimento que o próprio Feininger expressava. Em entrevista aos 92 anos de idade, declarou: "Interessou-me tudo aquilo que foi criado pelo homem: desde a maquinaria, até os prédios ou os aviões e, particularmente, interessa-me a cidade, embora de uma forma integral. Gosto de mostrar tudo como um conjunto: os carros, os sinais de trânsito, os edifícios e qualquer outra coisa presente".
Serviço:
Exposição Andreas Feininger - Nova York anos 40
De 26 de março a 26 de junho de 2011
Museu Lasar Segall
Rua Berta 111, Vila Mariana - São Paulo - SP
De terça a sábado e feriados, das 14h00 às 19h00; domingos, das 14h00 às 18h00
Entrada gratuita
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário