quinta-feira, 31 de março de 2011
Coleção Polaroid europeia a salvo
A lendária coleção europeia da Polaroid, formada entre 1972 e 1990, que estava ameaçada pela falência da empresa, acaba de ser adquirida pelo Museu WestLicht, de Viena, que comemora 10 anos em 2011. A coleção conta com 4,4 mil obras de 800 artistas, como Ansel Adams, Helmuht Newton, Robert Mapplethorpe e Andy Warhol. Parte dessas imagens, incluindo peças nunca mostradas, vai integrar uma exposição realizada pelo museu a partir do dia 17 de junho.
Tanto a coleção europeia, quanto a norte-americana da Polaroid foram criadas por uma iniciativa do fundador da empresa, Edwin Herbert, que convidou fotógrafos e artistas famosos para experimentar o material, que revolucionou a fotografia no mundo. No entanto, após a falência da Polaroid, em 2008, ambas as coleções estavam em risco de ser dilacerada.
A Sotheby's, em Nova York, leiloou raridades da coleção americana no ano passado. E, por pouco, o conjunto de obras europeias não sofre o mesmo fim. A aquisição do Museu garante a manutenção desta coleção histórica que, pela primeira vez, será apresentada para um público mais amplo.
Polaroid
A Polaroid foi fundada na década de 1940 pelo físico Edwin Herbert Land, que inventou o processo de filme instantâneo e promoveu, com isso, uma revolução para a fotografia. Nas décadas seguintes, a técnica foi crescendo.
Tendo a imagem processada em tamanho original logo após o disparo, bem como o fato de que cada Polaroid é uma cópia original, o processo continua fascinante até hoje, apesar da tecnologia digital.
Há cerca de 300 milhões de câmeras Polaroids no mundo, hoje, que voltam à ativa, graças ao chamado "Impossible Project", projeto que resgatou no ano passado o uso dessas consagradas câmeras, com a criação de novos filmes instantâneos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário