O rali, mais do que uma simples competição, é uma verdadeira celebração dos apaixonados pelo esporte, pela aventura e natureza. Para registrar os momentos inesquecíveis e a confraternização da Nação 4x4 nos ralis promovidos pela marca, a Mitsubishi lança no dia 15/3 (terça feira) o livro "Mitsubishi Motorsports 2010" e inaugura a exposição de fotos "Seu olhar do mundo 4x4."
"O livro e a exposição retratam a Nação 4x4 sob dois pontos de vista: pelas fotos captadas por aqueles que viveram de perto as emoções dos ralis e a releitura dessas imagens feita por artistas renomados", afirma Corinna Souza Ramos, diretora de projetos especiais da Mitsubishi. Os dois eventos documentam os melhores momentos da 16ª edição do rali Mitsubishi Motorsports (regularidade), da 11ª da Mitsubishi Cup (velocidade) e da 7ª do Mitsubishi Outdoor (estratégia), realizados de abril a novembro de 2010. .
Emoção e arte no olhar
Para esta edição, foram convidados 11 artistas para ilustrar as páginas do livro. Durante todas as etapas, os competidores fotografaram cenas das provas e os artistas fizeram uma releitura e transformaram as imagens em verdadeiras obras de arte.
O artista Cássio Vasconcelos inspirou-se na foto de um mapa de navegação de rali, clicada por Alexandre Celaro. O resultado final são exuberantes fotografias em preto e branco de uma paisagem terrestre que lembra ondas do mar, cortada por uma estrada luminosa. Um grilo flagrado junto à roda de um autêntico 4x4 em foto de Gilze Araújo transformou-se na imagem de uma mulher coberta por uma folha estilizada e iluminada por cores verdes brilhantes, na arte do fotógrafo ,Maurício Nahas."Procurei uma analogia que não fosse literal, trabalhando principalmente com texturas que remetessem à imagem original", explica Nahas.
O consagrado fotógrafo André Schilirócolocou uma atraente modelo atrás da câmera para parodiar foto de Aline Galhardo, que retratou uma participante de uma prova Mitsubishi Motosports fotografando um momento do rali. "Tentei traduzir a imagem documental de um rali para algo que pudesse ser usado em um editorial de moda ou beleza", afirma Schiliró.
Fotos com efeitos blur, que aumentam em fração de segundos o tempo de captação da luz e dão a impressão de movimento, foram usadas por Paulo Vainer para parodiar o flagrante de garotos que festejam a passagem dos 4x4 em uma prova do Mitsubishi Motosports, capturado pela câmera de Fabiana Lopes Sá. Segundo o fotógrafo, a imagem em blur sempre traz um componente abstrato que aproxima a fotografia da pintura.
Carlos E. Sales aproveitou um dos momentos das provas de Mitusbishi Outdoor para fotografar as águas de uma cachoeira cercada de mata. A foto comoveu o fotógrafo Christian Cravo, que produziu duas fotografias: uma pedra que emerge do mar e uma criança por entre folhagens. "Para mim, a foto que mais se destacou foi a de uma cachoeira, serena e intocada. A água que vem caindo como um véu por centenas de anos me remeteu ao sentimento de pureza e perenidade. Minha interpretação se deu na forma de um díptico. Em uma das fotos, uma pedra solitária no mar é testemunha do tempo e o movimento das águas revela a força da natureza. Na outra foto, uma criança explora seus sentidos e a natureza ao seu redor."
Márcio Scavone fez uma releitura de portas e janelas fotografadas por Cleonice Correa; e Cláudia Jaguaribe deu uma interpretação onírica aos flagrantes de rali clicados por Damon Alencar.
Thais Beltrame, Felipe Yun, Herbet Baglione optaram pelo desenho para fazer uma releitura das fotos de Cleonice Correa, Romilson Rodrigues e Henry Grosskopf. Alexandre "Sesper" usou colagem e outras técnicas para reinterpretar fotografia de Alberto A. Neto.
O livro e a mostra integram um projeto criado em 1998 pela Mitsubishi Motors com o objetivo de documentar os ralis da marca e eternizar os momentos de aventura, ousadia, superação, liberdade e diversão. A publicação registra também os vencedores de cada etapa dos ralis.
Outros dois eventos patrocinados pela marca também são contemplados no livro.
A 37º Ilhabela Sailing Week, a mais importante semana de vela da América do Sul, teve como vencedores o veleiro Pajero, da classe S40, comandado por Eduardo Souza Ramos, seguido pelo Mitsubishi/Gol, de Torben Grael, maior iatista brasileiro. Já a primeira edição do Mitsubishi Sailing Cup, também documentada no livro, é um circuito pioneiro para veleiros monotipos de oceano, que reuniu nove barcos de quatro nacionalidades.
Evento : Lançamento do livro Mitsubishi Motorsports 2010 e abertura da mostra "
Data :15 de Março , terça-feira
Horário : 20h00
Local: Espaço Fashion do Shopping Iguatemi (Piso Superior). Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.232 - São Paulo - SP
A exposição ficará aberta ao público até 27 de Março
Crédito: Felipe Yun Flip
Nenhum comentário:
Postar um comentário