terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Retratos, experimentos e revolução na fotografia



Trezentas obras do fotógrafo russo Aleksandr Ródtchenko estão expostas na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Um dos grandes inovadores da arte de vanguarda do século XX, e um dos líderes reconhecidos do construtivismo russo, Ródtchenko viveu entre 1891 e 1956, fotografou retratos, trabalhou com fotomontagens e também foi pintor e escultor.

A mostra Aleksandr Ródtchenko: Revolução na Fotografia estará aberta em São Paulo até 1º de maio e procura destacar o aspecto inovador do artista. O fotógrafo foi criador do princípio de fotografar a partir de pontos altos e baixos, criando os "ângulos de Ródtchenko".

Nascido em São Petersburgo, Ródtchenko iniciou-se na fotografia na década de 1920. Sua maior produção concentra-se no período entre 1924 a 1954. Ródtchenko aliou a experimentação formal a preocupações documentais sobre a vida política e social da União Soviética em seu período inaugural, dos anos de Lênin até o regime repressor iniciado por Stálin (que o colocou no ostracismo nos seus últimos 20 anos de vida).

Serviço

Exposição Aleksandr Ródtchenko: Revolução na Fotografia
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 02 - São Paulo, SP
Terça a domingo das 10h às 17h30 com permanência até as 18h

Nenhum comentário:

Postar um comentário