A imagem de um menino "confrontando" policiais, tirada há sete anos pelo fotógrafo brasileiro Evandro Monteiro em São Paulo, apareceu em um cartaz de uma manifestante no Líbano. A fotografia foi usada durante um protesto em apoio aos opositores do presidente egípcio Hosni Mubarak, que exigem sua deposição.
Divulgação/ Evandro Monteiro |
Imagem usada em cartaz durante manifestação no Líbano |
Segundo informações do portal G1, Monteiro ficou surpreso ao ver a foto sendo usada em uma manifestação. "Quando vi, levei um susto e pensei: 'o que a minha foto está fazendo em um protesto sobre o Egito?", disse. O cartaz com a imagem traz as frases "Acreditem: a nação está bem" e "De hoje em diante não haverá mais governo. Eu sou o governo".
O nome do fotógrafo brasileiro não foi colocado no cartaz do manifestante, porém o profissional não reclamou sobre isso. "Não tem meu crédito, mas tenho como provar que é minha. Para um fotógrafo, é sensacional ter sua foto no mundo todo e ainda mais se é usada em um protesto para mudar o governo", afirmou Monteiro.
A imagem foi vencedora do Prêmio Esso de Jornalismo na categoria Fotografia em 2005, e mostra o momento em que um menino aparece na rua querendo enfrentar guardas civis metropolitanos durante um confronto com camelôs no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo.
O fotógrafo disse que descobriu que seu trabalho foi usado em um protesto no Líbano quando viu a capa de um jornal com a imagem do manifestante segurando o cartaz. Monteiro disse que não é a primeira vez que a foto é usada, e informou que não pedirá reparação pelo fato de o trabalho ter sido usado sem sua autorização. "Não há esse interesse porque a foto está sendo usada para o bem de um país".
Do Portal Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário