Um dos sites com álbuns de fotografia mais famosos da internet cometeu um erro irreparável: apagou dados de uma conta de um usuário Pro, que paga pelos serviços - sem possibilidade de restaurar os arquivos.
Perder suas fotos pode ser considerado um pesadelo de qualquer fotógrafo. Para evitar que isso aconteça, muitos recorrem aos serviços online de armazenamento e divulgação das fotografias. Foi o que fez uma pessoa, que não foi identificada, ao optar pelo Flickr.
Para quem não conhece, trata-se de um site criado em 2004 (adquirido pela Yahoo! em 2005), que hospeda fotografias e oferece vários recursos de divulgação, com organização das imagens em álbuns específicos e agrupamento personalizado, bastante popular entre os profissionais e entusiastas da área. Existe uma opção gratuita, que possui algumas limitações, e uma versão paga, chamada de conta Pro.
Acontece que, como publicado pelo site Business Insider, uma determinada conta, com quatro anos de postagens, foi sumariamente removida e todas suas fotos foram perdidas. O erro foi o seguinte: a pessoa abriu um chamado reclamando que outro usuário estava utilizando suas fotos. Para situações como essa, a política da empresa é radical e todos os dados são removidos sem nenhuma possibilidade de salvar ou recuperar as imagens. É na base do famoso "Shift+Del".
O caso foi realmente comprovado, mas ao invés do Flickr remover a conta do infrator, apagou acidentalmente todos os dados de quem tinha feito a reclamação. A empresa que mantém o Flickr poderia optar em utilizar alguma ferramenta de restauração de arquivos como o Easy Recovery, da OnTrack, mas isso não aconteceu. Ao invés disso, ela fez um pedido formal de desculpas e ofereceu ao usuário quatro anos de conta Pro gratuitamente, mas, convenhamos, isso não ajuda muito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário