quinta-feira, 7 de julho de 2011

Mostra de Frans Krajcberg comemora Ano das Florestas



Frans Krajcberg/Museu Afro Brasil /Divulgação
Novas folhas são capturadas em meio a cenário de devastação
Novas folhas são capturadas em meio a cenário de devastação
O Museu Afro Brasil recebe, nesta quinta-feira (7), a mostra Krajcberg, o Homem e a Natureza no Ano Internacional das Florestas, do artista plástico Frans Krajcberg . Com curadoria de Emanoel Araujo, a exposição composta por 31 obras conta com esculturas em grandes dimensões, relevos, back-light e fotografias.
Seus relevos e esculturas são feitos com sobras das matas queimadas que o próprio artista recolhe em suas peregrinações. Pedaços de madeira carbonizada transformam-se em peças harmônicas e delicadas, que, com toques de cor, unem-se em um protesto contra a devastação.

Foto: Frans Krajcberg/Museu Afro Brasil
Nas fotografias, a crueldade retratada com cenas do fogo ardendo sobre a mata. Imagens de áreas totalmente carbonizadas expressam o desalento, enquanto novas folhas são capturadas em meio ao cenário de devastação.
Durante uma passagem por São Paulo, em janeiro, o artista que completou 90 anos conversou com Terra Magazine. "Eu tenho a esperança de que a fotografia vai ser mais violenta, vai mostrar mais a realidade", revela. "Ando e vejo essa árvore cheia de desenhos. Às vezes, uma pequena flor. Quanta coisa desconhecida que tem na natureza, e o homem nem liga".
Serviço
KRAJCBERG, o Homem e a Natureza no Ano Internacional das Florestas
Abertura: 7 de julho, às 19h30
Exposição: De 8 de julho a 6 de novembro 
De terça a domingo, das 10h às 17h
Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Parque do Ibirapuera - Portão 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário