Por Daniel Pavani
O fotógrafo Michael Ross, de Ohio, nos Estados Unidos, tem estado muito interessado em pinturas com luz, ou light painting, como é mais conhecida a prática. Para ajudar em seu processo criativo, ele criou uma faixa de LEDs que facilita o processo de criação de imagens digitalizadas no computador.
O light painting, ou pintura com luz, consiste na criação de fotografias em que a luz é a principal característica da imagem. Existem diferentes técnicas para isso e uma delas é movimentar a fonte de luz enquanto a câmera tira uma foto de longa exposição.
O site Hack A Day explica que Ross utiliza uma planilha para digitalizar a imagem, atribuindo a cada célula um valor RGB. Então, estes valores são inseridos na planilha de códigos da placa Arduino, que comanda a tira de LEDs, acendendo-os da forma correta no tempo preciso.
Para se ter uma ideia melhor de como funciona o processo de construção da imagem, em sua página do Flickr (goo.gl/uj7t5), Ross mostra rapidamente o interessante processo, desde a digitalização da imagem original, a programação dos LEDs e o resultado final.
Algo semelhante foi feito por artistas nas ruas de Oslo, na Noruega. Com um bastão repleto de LEDs e um sensor que identifica a presença de redes Wi-Fi, os artistas pintaram com luzes a intensidade e variação dos sinas de Wi-Fi pelas ruas da cidade (goo.gl/5SsWS).
Mais notícias em dpavani.geek.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário