sábado, 7 de agosto de 2010

Ameaçadas de extinção: Mostra resgata profissões que resistiram ao tempo


Por Bia Oliveira

Doceiros de rua, padeiros, açougueiros, afiadores de facas e alfaiates são algumas das profissões retratadas pela exposição “Ofícios antigos em Porto Alegre”, desenvolvida pelo grupo de pesquisas “Catando Milho”, com fotografias de Letícia Nunes.


A mostra tem o objetivo de resgatar ofícios ameaçados de extinção, praticados em Porto Alegre desde 1909. Entre eles, estão também barbeiros, engraxates, construtores de instrumentos musicais, marceneiros, relojoeiros, tratadores de cavalo, sapateiros, artesãos indígenas, agricultores e até pescadores.


Das 30 imagens que compõem a mostra, nasceu a série de 15 cartões-postais em grande formato “Patrimônio Cultural de Porto Alegre – Ofícios”, com o mesmo objetivo: chamar a atenção para as profissões que resistiram ao tempo e aos processos de industrialização. No verso de cada cartão, constam ainda textos sobre a história, os aspectos e o cotidiano de cada atividade.


A exposição “Ofícios antigos em Porto Alegre” pode ser visitada das 9h às 18 h, de segundas a quintas-feiras; e das 9 às 16h30, às sextas-feiras, até o próximo dia 20. A entrada é franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário