Uma empresa de software está testando um programa de reconhecimento facial que reconhece as pessoas por meio de fotos publicadas na internet.
A companhia Face.com produziu a tecnologia que pode identificar as pessoas em redes sociais e álbuns virtuais, comparando uma foto a outras imagens semelhantes.
Para chegar aos resultados, o Photo Finder usa um algoritmo de faces – combinações obtidas por detalhes como tamanho e formato do rosto, olhos, boca, etc. Assim que uma fotografia é nomeada, o mesmo acontece com outras semelhantes.
Segundo a empresa, a precisão chega a 90% dos resultados e já são aceitas melhorias oferecidas por desenvolvedores voluntários de aplicativos para que o recurso passe das redes sociais para toda a internet.
O serviço de fotos Picasa, do Google, e o Facebook têm sistemas de organização de imagens a partir de reconhecimento facial. Com o aplicativo Phototagger, da Face.com, usuários da maior rede social do mundo agrupam fotos semelhantes e atribuem palavras-chave para cada uma delas. Quando o dono do perfil ou um amigo é identificado, quem usa o aplicativo recebe um aviso.
O site Daily Mail cita fontes da Cruz Vermelha com opinião favorável ao sistema por ser útil na busca por pessoas em casos de desastres humanitários, mas defensores da privacidade pessoal dizem que o Photo Finder pode causa desconforto entre internautas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário