Salvador, 26/07/2010- A Caixa Cultural Salvador convida o público baiano a conhecer a obra da fotógrafa francesa Irina Ionesco, uma das Uma das grandes damas da fotografia mundial. A exposição é composta por 30 fotografias em preto e branco, que promove o diálogo entre o pop e o sublime e o eterno e o moderno. O projeto foi aprovado pelo Edital de Ocupação de pautas da CAIXA Cultural para 2010.
Irina Ionesco é pouco conhecida no Brasil. Criadora de uma obra original e insólita, ela produz, a partir de adornos e da encenação teatral, uma mulher mítica. Suas fotografias em preto e branco, analógicas, sem recurso a técnicas digitais, estão presentes tanto em museus e galerias quanto em revistas de moda. O projeto inclui ainda um debate com a participação dos convidados, com o objetivo de estimular buscando reflexões sobre as diferenças entre erotismo, pornografia e obscenidade. Questionar as construções simbólicas e imaginárias do masculino e do feminino e as funções de sujeito e objeto.
Nascida em Paris em 1935, de origem romena, Irina ficou conhecida mundialmente pelo universo onírico que constrói para fotografar mulheres. A partir de elementos simbolistas, barrocos e góticos, ela cria personagens tão variados como Odaliscas, “Mulher Voadora” e “Colombina dos Espíritos”. Através de seu olhar e de seu estilo, mulheres de todo tipo se transformam em “mulher-deus”, distantes da condição de objeto de consumo, tão presente nas imagens da atualidade colorida.
Serviço
O quê: Exposição: “Espelho de Luz e Sombra” – Irina Ionesco
Quando: 23 de julho a 22 de agosto, de terça a domingo;
Onde: Caixa Cultural Salvador - Galeria Arcos – R. Carlos Gomes, 57, Centro Salvador/BA;
Quanto: Gratuito
Nenhum comentário:
Postar um comentário