sexta-feira, 30 de julho de 2010

Lua entre torres: Fotógrafo flagra lua cheia entre as torres da Igreja

Lua cheia parecendo pousar entre as torres da Igreja da Penha, no Rio de Janeiro. Para registrar esse momento, o fotógrafo Custódio Coimbra precisou esperar três anos e fracassar em quatro tentativas. Foi nesta última segunda-feira (26/07), porém, que o fotógrafo registrou o espetáculo “encontro”, às 6h, depois de apenas 10 minutos de espera, na Linha Vermelha.


Além desta foto, Coimbra tem no currículo outros dois importantes trabalhos em que a lua é flagrada estonteante. O primeiro, quando clicou a lua na mão do Cristo Redentor, em 1997,;e o segundo, quando os bondinhos do Pão de Açúcar pareceram emoldurados pelo imenso círculo prateado, em 2000.


Segundo o fotógrafo, o sucesso dos trabalhos é fruto de alguns anos de estudo sobre os ciclos da lua. Para fazer a foto desta semana, por exemplo, foi preciso conferir quando a lua estaria cheia este mês, e checar poucos dias antes, se o tempo estaria nublado ou não. A foto foi publicada pelo Globo.

Coletivo Garapa na Semana f/508 de Fotografia

Uma parceria inédita será firmada em agosto, durante a Semana f/508 de Fotografia. Durante quatro dias, o Coletivo Garapa, de São Paulo, ministrará um workshop gratuito no Espaço f/508 com foco no pensamento e na produção de conteúdo audiovisual para redes virtuais. Os participantes, selecionados mediante análise de portfólio, produzirão peças audiovisuais de curta duração, integrando som, fotografia e vídeo, sobre temas decididos em conjunto.

Realizado pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais, o Workshop Experiência Multimídia é direcionado a artistas, jornalistas, técnicos e profissionais locais. Os interessados deverão preencher o formulário de inscrição que será disponibilizado nosite do Coletivo Garapa a partir da próxima segunda-feira (2). O próprio Garapa avaliará as cartas de intenções e os currículos enviados pelos candidatos, com a preocupação de que o grupo que será formado (com o máximo de 15 pessoas) reúna participantes com experiências diferentes, entre foto, áudio, vídeo e texto.

O Coletivo Garapa disponibilizará para o curso 2 kits compostos por uma câmera Canon EOS 5D Mark II, um gravador de áudio e uma ilha de edição de vídeo. Os alunos devem levar, necessariamente, uma câmera digital (amadora ou profissional) e, caso tenham, um computador portátil, câmera de vídeo e gravador de áudio.

O workshop será realizado do dia 25 ao dia 29 de agosto e terá por objetivos debater as possibilidades narrativas multimidiáticas e a distribuição de conteúdo audiovisual no contexto das redes digitais; e promover a familiarização dos participantes com o trabalho em coletivo e com as ferramentas de produção e divulgação de conteúdo. Dentre os tópicos que serão discutidos estão: “Novos caminhos para as narrativas audiovisuais”; “Produção audiovisual para a web”; “Quando e como usar vídeo, áudio ou foto”; “O trabalho em coletivo”; “O blog e as redes como ferramentas de difusão”; e “Creative Commons e plataformas livres”.


Durante o curso serão produzidas duas peças audiovisuais de curta duração, as quais serão veiculadas no site do Garapa e disponibilizadas para download e distribuição on-line.

Confira abaixo o programa do curso:

Quarta-feira, 25/08
19:30 – Recepção e apresentação dos participantes;
20:30 – Apresentação do formato da oficina e das ferramentas utilizadas;
21:00 – Troca de experiências, discussão de portfólios;
22:00 – Roda de avaliação;
22:30 – Final do dia.

Quinta-feira, 26/08
19:30 – Debate sobre a linguagem multimídia e referências estéticas;
21:00 – Formação dos grupos de trabalho, definição dos temas de cada grupo e elaboração de roteiro de captação;
22:00 – Roda de avaliação;
22:30 – Final do dia.

Sexta-feira, 27/08
Dia livre, com possibilidade de captação para quem estiver disponível.

Sábado, 28/08
9:30 – Recepção;
10:00 – Apresentação técnica (equipamento, workflow, etc);
12:00 – Almoço;
13:30 – Saída para captação com acompanhamento dos membros da Garapa;
18:00 – Retorno. Download e catalogação do material captado;
19:00 – Roda de avaliação;
19:30 – Final do dia.

Domingo, 29/08
9:30 – Recepção;
10:00 – Elaboração de roteiro de edição;
12:00 – Almoço;
13:30 – Edição e finalização;
18:00 – Apresentação das peças finais e publicação na web;
19:00 – Roda de avaliação;
19:30 – Encerramento do workshop.


"Casinha Daros": Mostra inicia dia 07 de agosto


No próximo dia 07 de agosto, às 11h, inicia a exposição “Casinha Daros”, na Galeria 535, no bairro da Maré (RJ). A mostra, promovida pela Casa Daros e o Observatório de Favelas, irá reunir 45 fotografias, fruto do trabalho de estudantes dos bairros cariocas da Urca, Botafogo e Maré, que escolheram a técnica artesanal de fotografia conhecida como “pinhole” para os ensaios.


A mostra é o resultado do trabalho desenvolvido pelo “Projeto Casinha Daros”, criado em 2007, em uma parceria entre a Casa Daros e a Escola de Fotógrafos Populares da Maré. Todas as imagens da exposição foram feitas durante as oficinas promovidas dentro e no entorno da Casa Daros, instituição cultural que tem como filosofia a arte, a educação e a comunicação.


Para os organizadores, um dos objetivos da mostra é a troca cultural entre as localidades que compõem o espaço urbano do Rio de Janeiro. A exposição permanecerá aberta à visitação até o dia 1º de outubro, gratuitamente.

Prêmio Porto Seguro: 10ª edição já está com inscrições abertas

O Prêmio Porto Seguro Fotografia 2010 já está com as inscrições abertas. Fotógrafos brasileiros ou estrangeiros, que residem no Brasil, podem participar. Ao todo serão mais de R$100 mil em prêmios.


Nesta 10ª edição do Prêmio, o tema é livre e três categorias de inscrição estão valendo. “Categoria São Paulo” – para ensaios que enfoquem uma reflexão específica sobre a maior cidade do país; “Categoria Brasil” – para ensaios que enfoquem uma reflexão sobre o Brasil; e “Categoria Pesquisas Contemporâneas” – para ensaios caracterizados por uma pesquisa contemporânea na linguagem fotográfica.


Para se candidatar, os interessados podem enviar o material para o Espaço Cultural Porto Seguro, que fica na Avenida Rio Branco, 1489, térreo, Campos Elíseos – CEP: 01205-905 - São Paulo-SP.


Ou ainda, fazer a inscrição pessoalmente no Espaço Cultural, no período de 30 de julho a 10 de setembro de 2010, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. E nos dias 11 e 12 de setembro, sábado e domingo, das 9h às 13h. Atenção, pois a data limite de postagem (carimbo dos Correios) é 10 de setembro de 2010.



Mais informações
www.portoseguro.com.br/fotografia

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Exposição e livro retratam a dura realidade dos cortiços paulistanos


No dia 29 de julho, às 19h30, acontece na Plataforma da Estação Júlio Prestes, em São Paulo, o lançamento de “Cortiços – A Experiência de São Paulo”, um projeto idealizado e lançado simultaneamente em dois formatos – exposição fotográfica e livro.


A dura realidade dos cortiços paulistanos foi o tema do ensaio fotográfico de Fábio Knoll, que resultou na mostra, composta por 36 obras. Ao lado de imagens do Arquivo do Museu da Cidade de São Paulo, do Departamento do Patrimônio Histórico, o ensaio fotográfico também ilustra o livro organizado por Alonso López, Elisabete França e Keila Prado Costa.


Pelo olhar sensível de Knoll, que transforma em arte até a insólita arquitetura, e pesquisa aprofundada de urbanistas, as duas iniciativas resultaram do Programa de Cortiços desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo, em parceria com a Companhia Habitacional de Desenvolvimento Urbano (CDHU).


A exposição ficará aberta à visitação de 30 de julho a 31 de agosto, durante o horário de funcionamento da estação, das 4h às 24h. A entrada custará apenas o valor do bilhete do trem, R$ 2,65. Já o livro, terá distribuição gratuita.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

3º Salão Nacional de Arte Fotográfica de Ribeirão Preto

REGULAMENTO
Novas Datas
Último dia para inscrição - 19/agosto
Julgamento - 29/agosto
Abertura da Exposição 11/setembro
Local: Casa da Cultura da Secretaria Municipal de Ribeirão Preto
Informações: Tel: 016-36361206 16-36183519
1 - O CONCURSO
O 3º Salão Nacional de Arte Fotográfica é promovido pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, através da Secretaria Municipal da Cultura, MARP - Museu de Arte, MIS - Museu da Imagem e do Som, Confederação Brasileira de Fotografia e Grupo Amigos da Fotografia e faz parte do Calendário Cultural do Município de Ribeirão Preto na Semana de Fotografia . Destina-se a estimular o interesse pela fotografia, em todas as suas formas, seja ela digital ou analógica. Tem caráter exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de sorteio ou pagamento, nem vínculo à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço e terá as inscrições abertas em todo o território nacional.
2 - PARTICIPAÇÃO
O Concurso é aberto a fotógrafos profissionais e amadores, brasileiros e estrangeiros radicados no Brasil, sem limite de idade, filiados aos fotoclubes da Confederação Brasileira de Fotografia e com suas obrigações em dia. A participação no presente concurso caracteriza por si a aceitação por parte dos participantes de todos os termos e condições deste regulamento.
3 - TEMA E CATEGORIA
O Concurso terá uma só categoria - tema livre - podendo ser inscritas fotografias em preto e branco ou coloridas, realizadas de forma digital ou em filme.
4 - INSCRIÇÃO E ESPECIFICAÇÕES
A inscrição será totalmente gratuita e cada participante poderá concorrer com até 4 (quatro) fotografias, ampliadas em papel fotográfico sensível ou de impressoras digitais, no tamanhos 25x38 ou 30x40 . Cada fotografia deverá ser identificada com uma etiqueta no verso contendo título, autor, nome do Fotoclube, cujo modelo está em anexo.
As fotos não poderão ser montadas em qualquer tipo de suporte.

Os autores, ao enviar as fotos para o julgamento, autorizam a utilização de suas imagens na exposição do 3º Salão Nacional de Arte Fotográfica de Ribeirão Preto, divulgação na mídia e catálogos;

Os trabalhos, devidamente identificados e acompanhados da ficha de inscrição, em anexo, juntamente com um envelope devidamente selado e etiquetado para a devolução das fotos após o encerramento do Salão, deverão ser enviados pelo correio ou entregues na sede do Grupo Amigos da Fotografia, Rua Professor José Coelho Gomes Ribeiro, nº. 286 - Jardim Novo Mundo - CEP 14092-220 - Ribeirão Preto - SP. Para os trabalhos enviados pelo correio, valerá a data de envio do carimbo postal, cujo prazo final será no dia 19 de agosto de 2010.

Membros do Grupo Amigos da Fotografia de Ribeirão Preto, curadores e envolvidos com a organização do concurso e os jurados, estão proibidos de participar.
5 – PREMIAÇÃO
1º Lugar - Troféu
2º Lugar - Medalha de Prata
3º Lugar - Medalha de Bronze
As obras classificadas da 4ª à 20ª receberão certificados de “Menção Honrosa”;

Os três (3) primeiros fotoclubes classificados pela soma dos pontos recebidos pelos seus respectivos associados receberão troféus concedidos pelo Grupo Amigos da Fotografia de Ribeirão Preto.
6 - COMISSÃO DE SELEÇÃO E PREMIAÇÃO
As obras inscritas serão submetidas à comissão de seleção e premiação composta por 5 (cinco) fotógrafos com conhecimento da fotografia nacional e internacional, não ligadas a qualquer dos membros filiados à Confederação Brasileira de Fotografia, indicados pela curadoria do evento e aprovados pela Confederação Brasileira de Fotografia, cujas decisões serão definitivas e irrecorríveis.
A assinatura da ficha de inscrição implica na aceitação na íntegra dos termos deste Regulamento.
Os casos não constantes desse Regulamento serão resolvidos, soberanamente, pela comissão organizadora.

Fihca de inscrição em http://www.confoto.art.br/pdf/ficha_ribeirao.doc

terça-feira, 27 de julho de 2010

Notícias » Mundo » Mundo Fotógrafo morre após pedir para noivos posarem com armas

Um fotógrafo de casamento italiano foi acidentalmente morto após pedir para um casal de noivos posar com armas durante uma sessão de fotos, informou a polícia italiana ao jornal britânico The Daily Mail nesta terça-feira. Calogero Scimea, 45 anos, foi atingido na cabeça após a arma disparar acidentalmente.

Segundo a polícia, a tragédia aconteceu em frente ao casal de noivos Valentina Anitra, 22 anos, e Ignazio Licodia, 25 anos, logo antes de eles partirem para o casamento na cidade de Altofonte, na Sicília.

"Pelo que podemos verificar, o fotógrafo perguntou aos pais do casal se eles tinham armas para usar nas fotos e uma delas atingiu ele na cabeça", informou o porta-voz da polícia Teo Luzi. A polícia está investigando em que momento a arma disparou.

A promotoria indicou que os pais do noivo podem ser indiciados por negligência, pelo fato da morte ter ocorrido na casa deles.

O policial ainda acrescentou que o fotógrafo estava fazendo as fotos para substituir um amigo. "Ele estava lá apenas como um favor para o fotógrafo que tinha sido originalmente contratado, mas desistiu por estar doente".

Direitos autorais e uso de imagem: Workshop para quem produz ou utiliza fotografia

Nos dias 20, 21 e 22 de agosto, a Galeria do Olhar Fotografias organiza o Workshop Direitos Autorais e Uso de Imagem: para quem produz e/ou utiliza fotografia, com José Roberto Cômodo Filho. O curso, com carga horária de 19 horas, segue a seguinte programação:


1) A legislação que protege os fotógrafos: Constituição, Código Civil, Código Penal e Lei de Direitos Autorais


2) Direitos Patrimoniais do Autor


3) Direitos Morais do Autor


4) A prova de autoria na fotografia digital


5) Uso indevido de obra e uso indevido de imagem: diferenças e conseqüências


6) Portifólio e web-site: diferenças e conseqüências


7) Contratos na vida do fotógrafo: Licença e Cessão


8) Contratos com modelos (book e publicidade)


9) Contratos com agências de publicidade


10) Contratos com fornecedores


11) Contratos com a própria equipe


12) Cláusulas que salvam: como receber em dia o valor combinado


13) Planejando uma redução da carga tributária


14) O uso da imagem das pessoas


15) Licenças para uso da imagem de "pessoas comuns"


16) A questão "paparazzo"


17) A fotografia autoral e a imagem das pessoas


18) A defesa dos direitos do fotógrafo em Juízo


19) Justiça Comum ou Juizado Especial?


20) Valor das Indenizações


21) Tarda mas não falha.



PERGUNTAS MAIS FREQUENTES


1) Como faço para fotografar pessoas na rua e não ter problema com exposições e livros?


2) Como faço para receber o valor que combinei com a agência de propaganda?


3) Posso usar no meu site as fotos que fiz para o book de uma modelo?


4) Posso colocar no meu site (ou Flickr ou Orkut) as fotos que fiz num casamento?


5) Como devo agir em relação às fotos que o meu assistente faz num casamento ou no estúdio?


6) Existem ferramentas para eu rastrear fotos roubadas do meu site?


7) Como eu provo que um site usou ou está usando as minhas fotos indevidamente?


8) Quanto tempo eu tenho para exigir os meus direitos?


9) Quanto custa entrar com um processo na Justiça?


10) Como você vê a questão do direito de imagem no Brasil?


11) Ainda se desrespeita muito esse direito no Brasil?


12) Quais as ocorrências mais comuns?


13) Quem busca mais pelos seus direitos judicialmente? Personagens ou autores, no caso fotógrafos?


14) Quais os casos mais delicados?


15) Que cuidados o fotógrafo deve tomar no seu cotidiano profissional?


16) Você acredita que no Brasil já se vive aquela questão bem norte americana de que tudo é motivo para um processo? A chamada indústria dos processos?


17) Qual o caso mais incrível, na sua opinião?


José Roberto Comodo é advogado graduado e pós-graduado pela Universidade de São Paulo, com especialização em contratos e reparação de danos. Foi gerente jurídico nacional da Rede Record entre 1998 e 2002, quando adquiriu experiência com as questões relacionadas ao uso da imagem e de obras fotográficas e audiovisuais. É sócio da Riguadare, uma empresa que atua como escola de fotografia e agência de soluções fotográficas para empresas. Além disso, é palestrante contratado pelos principais eventos de fotografia do Brasil, tais como Estúdio Brasil, Wedding Brasil e Floripa na Foto. É articulista das revistas Photo Magazine e Photos & Imagens, nas quais escreve sobre direitos autorais para fotógrafos. Finalmente, é associado e diretor jurídico da Fototech e integra a Rede de Produtores Rurais da Fotografia no Brasil, da qual é secretário do Grupo de Trabalho de trata dos direitos autorais.


Mais informações
Galeria do Olhar - Trapiche Adelaide, Praça Tupinambás, n° 02, Comércio, Salvador, Bahia
www.galeriadoolhar.com.br
Email:contato@galeriadoolhar.com.br