Hoje é dia de festa para Pedro David e, de carona, para toda a fotografia mineira. É que o cara faturou o primeiro lugar no importante Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger. Viva!
David é o terceiro artista das Minas Gerais a ter seu trabalho premiado no Pierre Verger. Antes dele vieram Rodrigo Albert, em 2005/2006 e Leonardo Costa Braga (que nasceu em Brasília, mas residente em Caeté/MG) em 2008/2009.
O trabalho apresentado por Davi foi “O Jardim” (ainda em andamento) e pode ser visto na íntegra aqui. De acordo com a comissão julgadora, o ensaio apresenta “excelente qualidade estética, transitando e refletindo sobre aspectos relevantes da linguagem fotográfica contemporânea, ao mesmo tempo em que dialoga com vertentes tradicionais da fotografia clássica e moderna”.
Este ano, o Prêmio recebeu inscrições de 109 propostas, sendo 37 da Região Metropolitana de Salvador, sete do interior da Bahia e 65 de outros estados, como Amazonas, Mato Grosso, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
Além da “bagatela” de R$ 30 mil, David receberá apoio financeiro para a realização de uma exposição individual em Salvador e para a publicação de um catálogo com o ensaio, num investimento total de R$ 60 mil concedidos pela FUNCEB/SecultBA.
“Clap clap clap” para meu conterrâneo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário