quarta-feira, 4 de maio de 2011

Mostra celebra cem anos da imigração judaica do Leste Europeu

Guia Folha


O rabino Y. David Weitman e o escritor Marcio Pitliuk lançam o projeto cultural "100 anos da Imigração Judaica do Leste Europeu ao Brasil" nesta terça-feira (3), na Sinagoga Comunidade Israelita de São Paulo, na região do bairro do Bom Retiro (centro paulistano).
Com apoio do Arquivo Histórico Judaico Brasileiro, o projeto envolve livro --ilustrado com fotografias de Ilan Ejzykowicz--, filme e exposição.
Divulgação
Hans Einstein (centro) ilustra uma das fotos da mostra, que acontece na região do bairro do Bom Retiro, em São Paulo
Hans Einstein (centro) ilustra uma das fotos da mostra, que acontece na região do bairro do Bom Retiro, em São Paulo
O filme homônimo tem depoimentos inéditos de imigrantes como Barbu Hoffmann, Clara Kier, Geraldo Lewinski, Iona G. Davidson, Julio Gartner, Moisés Jakobson e Sandor Szana.
Destacam-se as participações do historiador Nachman Falbel e do empresário Samuel Klein, que relata como sobreviveu aos campos de concentração nazista em Budzin e Maidanek.
Fotografias históricas fazem parte da exposição, com destaque para a relação dos judeus com o Brasil, como imagens de Hans Einstein, filho de Albert Einstein, colocando a pedra fundamental nas obras do hospital que leva seu nome na cidade de São Paulo.
A mostra interativa ainda apresenta os fluxos migratórios dos judeus no Brasil. Um dos pilares do projeto cultural é a viagem documentada do "Projeto Alicerces", em que cem jovens descendentes de imigrantes do Leste Europeu visitaram a Alemanha, a Polônia, a Hungria, a República Tcheca, a Ucrânia e a Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário