O rabino Y. David Weitman e o escritor Marcio Pitliuk lançam o projeto cultural "100 anos da Imigração Judaica do Leste Europeu ao Brasil" nesta terça-feira (3), na Sinagoga Comunidade Israelita de São Paulo, na região do bairro do Bom Retiro (centro paulistano).
Com apoio do Arquivo Histórico Judaico Brasileiro, o projeto envolve livro --ilustrado com fotografias de Ilan Ejzykowicz--, filme e exposição.
Divulgação |
Hans Einstein (centro) ilustra uma das fotos da mostra, que acontece na região do bairro do Bom Retiro, em São Paulo |
O filme homônimo tem depoimentos inéditos de imigrantes como Barbu Hoffmann, Clara Kier, Geraldo Lewinski, Iona G. Davidson, Julio Gartner, Moisés Jakobson e Sandor Szana.
Destacam-se as participações do historiador Nachman Falbel e do empresário Samuel Klein, que relata como sobreviveu aos campos de concentração nazista em Budzin e Maidanek.
Fotografias históricas fazem parte da exposição, com destaque para a relação dos judeus com o Brasil, como imagens de Hans Einstein, filho de Albert Einstein, colocando a pedra fundamental nas obras do hospital que leva seu nome na cidade de São Paulo.
A mostra interativa ainda apresenta os fluxos migratórios dos judeus no Brasil. Um dos pilares do projeto cultural é a viagem documentada do "Projeto Alicerces", em que cem jovens descendentes de imigrantes do Leste Europeu visitaram a Alemanha, a Polônia, a Hungria, a República Tcheca, a Ucrânia e a Rússia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário