quarta-feira, 18 de maio de 2011

Amazônia devastada: Mostra revela imagens do avanço do desmatamento na floresta amazônica

Bia Oliveira | Portal Photos


Alberto César Araújo

“Um olhar mais atento sobre a Amazônia”. É assim que o fotógrafo Alberto César Araújo descreve a exposição “Negativo-Territórios Descobertos”, em cartaz a partir deste dia 20 no Centro de Artes da Universidade do Amazonas (CAUA), em Manaus.

A mostra é composta por 17 fotografias que revelam o avanço do desmatamento na Amazônia, documentado - de cima - pelo fotógrafo no interior dos Estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso e Pará, nos últimos cinco anos. As imagens foram feitas para organizações não-governamentais e para veículos de comunicação.

“O desmatamento produz uma paisagem cada vez mais pálida. Vista de cima, onde o positivo se torna negativo, o verde-floresta vira preto, vira cinza, fumaça e árvores em chamas”, observa César Araújo, que neste ano comemora 20 anos de profissão.

“Negativo-Territórios Descobertos” conta com curadoria de Cristovão Coutinho e ficará em cartaz até 15 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio dia e das 14h às 18h. O CAUA fica na rua Monsenhor Coutinho, 724, no centro de Manaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário