“As construções de Brasília” é o tema da mostra que entra em cartaz neste dia 28 na Galeria de Arte do SESI-SP e segue aberta até 16 de janeiro de 2011. A coleção apresenta algumas das mais importantes fotografias sobre a construção e os primeiros anos da capital do país, além de obras recentes que discutem os simbolismos de Brasília e a condição atual da arquitetura e do urbanismo contemporâneos.
Ao todo, 140 fotografias que integram o acervo do Instituto Moreira Salles (IMS) estarão presentes na mostra, além de uma seleção com cerca de 60 obras de linguagens variadas, de artistas modernos e contemporâneos.
Organizada em dois núcleos, a mostra reúne conteúdos de interesse histórico, estético e crítico. O primeiro núcleo apresenta parte da coleção de fotografias de Marcel Gautherot, Peter Scheier e Thomaz Farkas, realizadas em Brasília, principalmente entre o final dos anos 1950 e o início da década seguinte. Apresenta ainda, obras gráficas e audiovisuais sobre a edificação e os primeiros anos da capital.
No segundo núcleo, a imagem de Brasília aparece em trabalhos de linguagens variadas por meio de mapas, cédulas de dinheiro, recortes de jornal, cartazes, cartões-postais, vídeos e fotografias. São obras realizadas por artistas de diferentes gerações.
A exposição, que tem entrada franca, é uma realização do Instituto Moreira Salles em parceria com o SESI-SP, e tem curadoria de Heloisa Espada, do IMS.
As visitações poderão ocorrer às segundas-feiras, das 11h às 20h; de terça-feira a sábado, das 10h às 20h; e aos domingos, das 10h às 19h. A Galeria de Arte do SESI-SP fica na Av. Paulista, 1313 – metrô Trianon-Masp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário