quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Imagens do bebé de Cristiano Ronaldo valem 15 mil euros

Portugal é o primeiro país a conhecer o filho de Cristiano Ronaldo. Quatro meses depois do nascimento do filho do futebolista do Real Madrid surgem as primeiras imagens do bebé.

As fotos publicadas ontem pela TV Mais, e anunciadas como "exclusivo mundial", custaram à revista da Impresa cerca de 15 mil euros, um valor que, segundo várias fontes contactadas pelo DN, constitui um recorde no valor pago em Portugal por um paparazzi a uma personalidade portuguesa.

Sem confirmar o valor pago, a directora da TV Mais, Teresa Pais, garantiu ao nosso jornal que a revista "faz sempre uma análise cuidada e realista relativamente à compra destes conteúdos". "Este é um grande exclusivo mundial, que é da TV Mais, o que obviamente justifica uma ponderação", sublinhou, acrescentando ter a certeza que "o investimento terá os seus frutos".

As imagens foram captadas na ilha da Madeira por um fotógrafo freelancer, que vendeu o excluviso à publicação do grupo de Francisco Balsemão. Apesar dos 15 mil euros pagos pela revista português, o autor das fotos, sabe o DN,tentou vender as imagens a um tablóide inglês por 50 mil euros. O mesmo jornal terá oferecido uma quantia substancialmente mais baixa, 1740 euros, uma vez que Cristiano Ronaldo não se encontra nas imagens.

Também em Portugal, o fotógrafo procurou rentabilizar o "furo" que havia conseguido, tentando vender o exclusivo a outras revistas e a diários como o Correio da Manhã e o Diário de Notícias.

Pedro Tadeu, o director da Global Imagens, a agência de fotografia da Controlinveste, grupo que detém o DN e o JN, entre outros títulos, confirma ter recebido uma proposta de compra das imagens do filho de Cristiano Ronaldo.

"No sábado fui contactado por um fotógrafo madeirense que pedia 15 000 euros pelas fotografias. Depois de uma reflexão, decidi não o fazer por três razões. Em primeiro lugar, porque tinha dúvidas sobre a legalidade de uma eventual publicação destas imagens, uma vez que Cristiano Ronaldo, sendo o responsável da criança, havia pedido especificamente que se respeitasse a privacidade do filho. Em segundo lugar, pela questão ética que envolve a publicação de imagens de crianças. Em terceiro lugar, porque o valor pedido pelas imagens está acima dos parâmetros habituais praticados em Portugal que, para este tipo de fotografias, rondaria os quatro ou cinco mil euros. Além disso, neste momento, creio que nenhuma das publicações do grupo para o qual a Global Imagens trabalha quereria publicar estas fotos", esclareceu o responsável.

A directora da TV Mais, que afirma que as primeiras previsões de vendas "são muito positivas", reconhece que a questão ética de publicar fotos de uma criança foi ponderada. "Não consideramos que estamos em algum momento a ultrapassar a fronteira", disse Teresa Pais.

Simplicidade e rapidez marcam cena de sonho em 'Ribeirão do Tempo'



Sequências de casamento quase sempre dão trabalho às equipes de novelas. Quase. Isso porque quando se trata de uma cerimônia fantasiada pela mocinha do folhetim, uma cena que normalmente levaria um dia inteiro para ser realizada pode surpreender ao terminar em pouco mais de uma hora. E é esse o caso do sonho quase adolescente da sortuda Filomena, de Liliana Castro, em Ribeirão do Tempo. Herdeira da ricaça Madame Durrel, de Jaqueline Laurence, a ex-garçonete muda seu próprio destino ao delirar que está se casando com o aventureiro Tito, de Ângelo Paes Leme. Isso porque é depois dessa sequência, no ar a partir de 1º de outubro, que a jovem tem a ideia de propor ao rapaz que façam uma união arranjada em troca do pagamento de todas as dívidas da pousada dele, quase em falência. "Estou me sentindo tão chique. E olha que é só um sonho. Imagina quando chegar a hora dela casar para valer", ponderou Liliana.

Para realçar o caráter onírico da gravação, o diretor de fotografia Edgar Moura opta por usar duas lanternas Mag Light iluminando, sem qualquer uniformidade, o rosto dos envolvidos. "Isso faz com que o público reconheça que o que está vendo não é real. Cria um clima etéreo", explicou, completando que as gravações foram realizadas com lentes grande angulares, que distorcem a imagem dos objetos quanto mais próximos eles estiverem. A ideia dos efeitos, aliás, surgiu de um sucesso de bilheteria hollywoodiano, Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças, de Michel Gondry. "Mas tudo isso que estamos vendo aqui ainda vai mudar. Depois de gravada, a cena entra no processo de colorimetria", completou o diretor geral Edgard Miranda, que pode realizar alterações na cor das cenas.

Na hora de gravar, os noivos Ângelo e Liliana conversam sobre o quão inusitado é rodar um casamento com apenas três pessoas do elenco em cena. E lamentam o fato de não poderem saborear o bolo ao final, já que a peça é cenográfica. Mesmo caso da falsa cachaça em um garrafão de cinco litros - que parece pesar mais de dez quilos, tamanha a grossura do vidro - que o ator Taumaturgo Ferreira tem de carregar. Intérprete do bêbado Querêncio da trama, o ator teoriza sobre o que faz com que o pintor leve a filha ao altar dividindo as atenções com a bebida. "Como é um sonho que faz parte do subconsciente da Filomena, ela imagina o pai com todos os defeitos. Freud deve explicar", deduziu, soltando uma leve risada.

Enquanto espera a entrada da noiva em cena, Ângelo senta ao piano e começa a arriscar uma música. Desiste logo em seguida, já que o piano "é velho e todo desafinado". E se prepara para receber as instruções do diretor, que tenta marcar bem a imagem de um casamento que só é desejado pela mulher. "Quando você se virar e olhar para ela, não precisa sorrir. É um sonho meio que pesadelo", justificou Edgard. Nessa hora, Ângelo lembra que esta é a primeira vez que usa uma roupa tão formal na novela. Tito, seu personagem, é dono de uma agência especializada em esportes radicais.

Ao fim do trabalho, Liliana elogia o vestido, entregando em seguida que não pretende se casar desse jeito. E recorda que, coincidentemente, só se vestiu de noiva duas vezes em sua carreira, ambas com a mesma costureira. E em cerimônias atípicas. Nesta, em um casamento imaginário. E antes, em Alma Gêmea, na Globo, em 2006, quando encarnou a bailarina Luna, assassinada ao sair da igreja, no dia do matrimônio. "Estou começando a achar que casamentos não têm muito a ver comigo mesmo", brincou.

Ribeirão do Tempo - Record - Segunda a sexta, às 22h15.

Brasileira é premiada em concurso internacional

Por Bia Oliveira

Para orgulho nacional, a fotógrafa Wládia Drummond está entre os 12 vencedores de um concurso de fotos sobre democracia promovido pelo Departamento de Estado americano e seus parceiros do projeto “Democracia é...”, em comemoração ao Dia Internacional da Democracia.


O grande desafio era completar a frase “Democracia é...” com uma imagem e, assim, envolver pessoas do mundo todo em um debate sobre democracia. No total, o concurso reuniu quase três mil competidores, de 131 países.


Um júri de alto nível reduziu as imagens concorrentes a 36 finalistas representando cada região do globo. Pela internet, 500 mil pessoas votaram nas suas fotos favoritas, decidindo as 12 campeãs.


As fotos dos vencedores regionais estão em exposição no prédio das Nações Unidas em Washington, DC, desde o último dia 15. Wládia é associada ao Candango Fotoclube, de Brasília.

Balonismo em cores e formas: Imagens foram feitas por alunos da Câmera Viajante


Por Bia Oliveira


Começou nesta terça-feira a exposição “Balonismo em cores e formas”, que apresenta imagens capturadas pelos alunos da escola de fotografia Câmera Viajante durante a 22ª edição do Festival Internacional de Balonismo de Torres (RS), realizado em maio deste ano.


A mostra fotográfica é composta por 15 imagens que apresentam o olhar e a emoção destes “viajantes” diante do espetáculo que é o tradicional Festival de Balonismo. Adriane Feijó, Angela Plass, Filippo Di Santo Júnior, Gisele Becker, Jamaikah Santarém, NinaBeth Muccillo e Salte Boni são alguns artistas que integram a exposição.


Para a composição das imagens, os alunos tiveram acesso a áreas comumente restritas aos competidores. A exposição acontece na FNAC, Barra Shopping Sul, em Porto Alegre, e segue aberta à visitação até o dia 31 de outubro.


Considerado um dos principais artistas do gênero do país, o veterano fotógrafo Cristiano Mascaro compartilha sua visão de cenas urbanas na mostra “Todos os Olhares” que é realizada pela Secretaria de Estado da Cultura por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP).

Cristiano descobriu na década de 60 sua sensibilidade em lançar um olhar sobre a realidade e ingressou no fotojornalismo em 2007 e foi contemplado pelo Prêmio Porto Seguro de Fotografia, na categoria especial. Como artista ingressou em galerias atraindo interesse de colecionadores pela autoria de suas obras. Atualmente é especialista em documentação arquitetônica e urbana.

A mostra pode ser vista de terça a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h, no Salão de Exposições da Estação Cultura. Entrada gratuita.

Fotografia em 3D é destaque na Photokina 2010

Com 1.251 expositores de 45 países, a edição de 2010 da Photokina é um parque de diversões para os amantes da fotografia. Aberta nesta terça-feira, a feira acontece em Colônia até o próximo domingo (26/09) e espera atrair 150 mil visitantes – fotógrafos profissionais e amadores, como também pessoas interessadas em adquirir novos gadgets.

Segundo o Departamento Federal de Estatísticas da Alemanha, em 88 de cada 100 lares alemães existe ao menos uma câmera fotográfica. Os consumidores se interessam especialmente por câmeras SLR de alta qualidade e câmeras com lentes intercambiáveis, itens de um segmento cujo faturamento deve crescer 3% neste ano na Alemanha.


Novidades


Observando as tendências apresentadas na feira, percebe-se que as máquinas fotográficas estão cada vez menores, mais delgadas e também mais caras. Os aplicativos se multiplicaram e a tecnologia 3D parece imperar nos corredores da KölnMesse (Feira de Colônia).

As câmeras SLR chamam a atenção. Além de estarem menores e mais compactas e com funções adicionais como GPS ou capacidade para 3D, elas corrigem as imagens automaticamente e salvam dados sobre o local onde a foto foi tirada.

Nos estandes é possível conferir câmeras com lentes intercambiáveis, assim como as clássicas SLR em novas versões que incluem sensores de imagem mais potentes e poderosos sistemas de foco automático. E apesar das inúmeras funções adicionais, elas estão mais fáceis de operar. Filmes em 3D podem ser gravados mesmo com condições de iluminação desfavoráveis e ainda assim produzir boas imagens.

A velocidade com a qual essas imagens podem ser armazenadas também aumentou. Com muitos dos aparelhos é possível transpor os vídeos para o YouTube sem complicações ou baixar rapidamente as imagens em redes de relacionamento como o Facebook.

3D e CGI

"Um dos grandes tópicos da feira é, naturalmente, a esteroscopia ou fotografia em 3D", afirma Christian Müller-Rieker, diretor-executivo da Federação da Indústria Fotográfica da Alemanha. "É possível ver as fotos espacialmente. Elas podem ser vistas em três dimensões a partir de uma tela, seja do computador, de um porta-retratos digital ou da televisão 3D. E ainda há as tecnologias que permitem ver imagens impressas com esse mesmo efeito", diz.

Para Henning Ohlsson, presidente da Federação da Indústria Fotográfica, a feira também guarda surpresas para os fotógrafos profissionais, como as imagens geradas por computador (o chamado CGI). "Criam-se ambiente e pano de fundo no computador, para acrescentar à foto real. Trata-se de um grande mercado para a fotografia profissional", afirma Ohlsson.

Perspectivas promissoras

A indústria fotográfica se mostra otimista para os próximos anos. Somente em 2009 foram vendidas 8,5 milhões de câmeras na Alemanha e este ano esse mesmo montante de vendas deve aumentar em meio milhão. Consequentemente, estima-se que o faturamento aumente de 1,7 bilhão de euros para dois bilhões.

"A indústria de fotos e imagens driblou a recessão com um desempenho melhor do que outros segmentos", diz Müller-Rieker. "Desde o início do ano de 2010 os índices voltaram a crescer. Se tudo correr bem – e a Photokina dará um importante impulso às vendas – acredito que até o fim do ano teremos um crescimento de 5% no mercado", finaliza otimista.

MDA/dpa/dw
Revisão: Carlos Albuquerque

Mercadão de Ribeirão Preto comemora 110 anos nesta terça com programação cultural

O Mercadão de Ribeirão Preto completa 110 anos nesta terça-feira e a comemoração será feita com uma programação cultural. O Mercado Municipal é administrado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto (Coderp).

O primeiro evento será às 9h, com apresentação da Banda da Polícia Militar e da Emef Neusa Michelutti Marzola.

Durante o dia, os visitantes poderão conferir a exposição fotográfica do Grupo "Amigos da Fotografia", incluindo imagens do prédio do "Mercadão" em diferentes épocas.

À tarde haverá apresentação de teatro com idosos do Núcleo da Terceira Idade e quatro enfermeiras passarão o dia no local para orientações sobre saúde.

O evento será finalizado com uma apresentação de dança de salão do casal Carla e Kleber.

História

O Mercadão foi inaugurado em 1900, mas precisou ser reconstruído após um incêndio e reaberto em 28 de setembro de 1958.

Localizado no quadrilátero entre as ruas São Sebastião, José Bonifácio, Américo Brasiliense e avenida Jerônimo Gonçalves, o prédio tem atualmente com 149 boxes e 65 permissionários.

O Mercado passou a ser responsabilidade da Coderp na década de 90, época em que foi tombado pelo Condephaat como Patrimônio Histórico e declarado também ponto turístico do município.

Cerca de quatro mil a seis mil pessoas passam pelo local todos os dias, em busca de produtos que variam de gêneros alimentícios a artigos religiosos e até objetos típicos de diversas regiões do País.

Câmeras 3D e Ferrari fazem barulho em megafeira de fotografia

Câmera digital 3D da Panasonic, a câmera Ferrari, da Hasselblad, e uma portátil com cara de profissional da FujiFilm foram os destaques na Photokina
Foto: Divulgação

Nesta última semana, a Photokina, em Colônia, na Alemanha, reuniu profissionais e interessados em fotografia. Como já ocorre no mundo dos eletrônicos de consumo, a mania do 3D chegou às câmeras digitais semiprofissionais, com um lançamento da Panasonic capaz de gerar imagens em três dimensões. Outros destaques da megafeira, que termina neste domingo, incluem a câmera Ferrari, da Hasselblad, e uma portátil com cara de profissional da FujiFilm. Separamos as principais novidades por fabricante:

Casio - o modelo colorido da Casio, a Exilim EX-Z2300, parece básica, mas não é. Com 14,1 megapixels de resolução, a compacta usa uma nova tecnologia (Single Frame SR Zoom) para manter a qualidade em "super resolução" de imagens feitas com zoom óptico de até 7,5x. A câmera, disponível em cinco cores, também faz vídeos em HD e tem uma bateria que dura até 580 fotos com uma única recarga, de acordo com a fabricante. Preço e lançamento não foram informados.

FujiFilm - a FinePix X100 é um modelo compacto de tamanho reduzido que, segundo a fabricante, vai brigar com marcas como Panasonic e Olympus por "grande qualidade de imagem" e substituir uma câmera DSLR grande. Tem uma lente fixa e bastante luminosa de 23 mm e sensor em formato APS-C de 12,3 megapixels (com direito a vídeos em HD). Seu visor híbrido alterna o visor óptico convencional com um eletrônico, que traz informações sobre a cena a ser fotografada. Sem preço definido ainda, sai em 2011.

General Imaging (GE) - Lançou na Photokina a DV1, uma filmadora portátil "do tamanho de um celular" capaz de filmar em alta definição (1080p). O modelo é à prova d'água, com resistência até 5 metros de profundidade e 1,5 metro de resistência a quedas. O modelo será vendido por 99 euros a partir deste mês. Já a PJ1 é um modelo de câmera digital compacta com um projetor integrado. A câmera tira fotos de 14 megapixels que podem ser projetadas em uma superfície com tamanho máximo de imagem de 854 x 480 pontos. Sai só em fevereiro, por um preço estimado em 25o euros.

Hasselblad - A alemã mostrou sua nova linha H4D, que inclui um modelo de edição limitada (499 peças) feito em parceria com a Ferrari. A H4D Ferrari Limited Edition traz acabamento na cor "rosso fuoco" característica da Ferrari, e vem com o escudo da montadora ¿ e uma lente de 80 mm. As câmeras da série H4D vêm com sensores de imagem de médio formato (voltado basicamente a profissionais de estúdio) com resoluções que podem atingir até 60 megapixels. O preço da H4D, entretanto, não foi divulgado.

Pentax - Seu grande destaque na Photokina foi a câmera semiprofissional K-5, com um sensor de 16,2 megapixels, capacidade de trocar lentes e capturar até 7 imagens por segundo, além de vídeo em alta definição (1080p a 25 quadros/segundo em formato 16:9, o mesmo do cinema). Entre seus recursos, permite criar imagens em formato HDR, que combina exposições gerando uma foto diferenciada. Preço não foi divulgado.

Panasonic - A Lumix DMC-GH2 é seu primeiro modelo com lentes intercambiáveis capaz de fotografar em 3D. No começo do mês, durante a IFA 2010, em Berlim, a fabricante japonesa já havia mostrado sua lente 3D, no entanto, sem dar previsão de lançamento. A câmera, com 16 megapixels de resolução, é capaz de fazer vídeos em alta definição (1080p) no formato AVCHD e vem com um novo modo "cinema", para deixar filmes com cores cinematográficas. Sua lente 3D (H-FT012) tem dois sistemas ópticos instalados, gerando imagens estereoscópicas para as duas lentes (direita e esquerda). As imagens podem ser vistas em TVs 3D, como as Viera, da própria Panasonic. Chega às lojas em dezembro nos Estados Unidos, com três opções: corpo da câmera apenas, sem lentes (US$ 899,95); com uma lente 14-42 mm (US$ 999,95) e com lente 14-140 mm (US$ 1.499,95).

Exposição relembra os 50 anos de Brasília

Brasília, 1960. Aclamado como "país do futuro", o Brasil comemora a recém-erigida capital federal. Um mítico plano piloto modernista que marca a chegada do "país do progresso" a terras nunca antes exploradas. As fotos destacam o aspecto faraônico dos prédios que irão guardar as mais diversas instituições governamentais.

Brasília, anos 2000. As monumentais obras modernistas, carentes de manutenção, são o símbolo de instituições em crise. A dimensão das obras refletem o tamanho dos escândalos protagonizados por deputados e senadores. O real significado daquele elefante modernista no centro do país é rediscutido, repensado, criticado.

As duas visões acima resumem - mas não encerram - o debate proposto pela exposição
As Construções de Brasília, organizada pelo Instituto Moreira Salles (IMS) em comemoração aos 50 anos da capital federal. Com acertada curadoria de Heloísa Espada, a mostra contém 140 fotos e 60 obras (entre telas, instalações e esculturas) que propõem a discussão e a revisão do papel de Brasília no imaginário nacional.

As fotos, todas do acervo do IMS, reunem preciosos registros do francês
Michel Gautherot, do brasileiro Thomaz Farkas e do alemão Peter Scheier. Os instantâneos de Gautherot dão um aspecto faraônico à construção da cidade; Farkas registra o cotidiano dos operários que sempre viveram à margem daquilo que construiram. A Scheier cabe o registro da rotina dos primeiros habitantes da capital. As imagens fazem parte do primeiro núcleo da exposição, que registra a euforia com que a população - tanto intelectuais quanto a população em geral - recebeu a proposta de uma capital no Centro Oeste.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Jay Colton falece no Paraty em Foco

A organização do Festival Internacional de Fotografia – Paraty em Foco lamenta informar que o fotógrafo norte-americano Jay Colton sofreu um infarto fulmimante em torno das 12h30 deste sábado, dia 18 de setembro de 2010, durante uma leitura de portfólio no Cinema do Centro Histórico de Paraty.


Colton foi atendido prontamente pela ambulância do Corpo de Bombeiros, mas já sem sinais vitais, e levado para a Santa Casa da cidade fluminense. A morte do fotógrafo aconteceu enquanto ele participava de uma leitura de portfólios, aconselhando e orientando jovens fotógrafos, sempre com muita generosidade.


A organização do evento, em respeito a Colton e sua dedicação à fotografia e aos festivais, segue a programação normalmente até domingo.


Jay Colton foi editor de fotografia da Revista Time, Agência Gamma e Sygma, e professor no ICP de New York e Universidades de Rochester e Vermont. Acumulou ainda três prêmios da National Press Photographers Association – NPPA.


Nota assinada pelo fotógrafo Fernando Rabelo

As construções de Brasília: Mostra reúne conteúdos de interesse histórico, estético e crítico


“As construções de Brasília” é o tema da mostra que entra em cartaz neste dia 28 na Galeria de Arte do SESI-SP e segue aberta até 16 de janeiro de 2011. A coleção apresenta algumas das mais importantes fotografias sobre a construção e os primeiros anos da capital do país, além de obras recentes que discutem os simbolismos de Brasília e a condição atual da arquitetura e do urbanismo contemporâneos.


Ao todo, 140 fotografias que integram o acervo do Instituto Moreira Salles (IMS) estarão presentes na mostra, além de uma seleção com cerca de 60 obras de linguagens variadas, de artistas modernos e contemporâneos.


Organizada em dois núcleos, a mostra reúne conteúdos de interesse histórico, estético e crítico. O primeiro núcleo apresenta parte da coleção de fotografias de Marcel Gautherot, Peter Scheier e Thomaz Farkas, realizadas em Brasília, principalmente entre o final dos anos 1950 e o início da década seguinte. Apresenta ainda, obras gráficas e audiovisuais sobre a edificação e os primeiros anos da capital.


No segundo núcleo, a imagem de Brasília aparece em trabalhos de linguagens variadas por meio de mapas, cédulas de dinheiro, recortes de jornal, cartazes, cartões-postais, vídeos e fotografias. São obras realizadas por artistas de diferentes gerações.


A exposição, que tem entrada franca, é uma realização do Instituto Moreira Salles em parceria com o SESI-SP, e tem curadoria de Heloisa Espada, do IMS.


As visitações poderão ocorrer às segundas-feiras, das 11h às 20h; de terça-feira a sábado, das 10h às 20h; e aos domingos, das 10h às 19h. A Galeria de Arte do SESI-SP fica na Av. Paulista, 1313 – metrô Trianon-Masp.

Exposição itinerante ‘Retratos da Primavera’ começa hoje

A comissão organizadora do Festival da Primavera abrirá nesta quinta-feira a exposição fotográfica ’Retratos da Primavera’. Composta por cerca de 40 fotos, a exposição retrata os cinco meses de atividades culturais do Festival. Com visitação gratuita, a exposição fica até dia 30 de setembro, na Praça de Eventos do Rondon Plaza Shopping e a partir do 1º de outubro ela percorrerá universidades, órgão públicos, museus e empresas privadas. O horário de visitação é das 10 às 22 horas.

Segundo a organizadora do Festival da Primavera, Olívia Muniz, a exposição tem o objetivo de mostrar através de registro fotográfico um pouco de cada atividade do Festival da Primavera. “A apresentação dos registros vai demonstrar a grandiosidade do projeto, que vem se firmando a cada ano que é realizado. No mesmo momento estamos valorizando a arte da fotografia que foi tema de uma das oficinas do festival”, explica Olívia. A exposição conta com trabalhos de fotógrafos amadores e profissionais.

O Festival da Primavera de Rondonópolis é uma realização do Núcleo de Cultura Malagueta e da Prefeitura Municipal de Rondonópolis e patrocinado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, através do Fundo Estadual de Fomento a Cultura. Todas as atividades do Festival são oferecidas gratuitamente e tem como parceiros a Santana Textilles, IDAZA – Distribuidora de Petróleo, American Motos, Impro, Coder, Sanear, Banco do Gente, Andreatto’s Jóias, Macropel, Shop Tintas, Unic, Mais Centro de Ensino, Gonçalves Cordeiro, Serv Saúde, Sest/Senat, Marathi Park Hotel e Pauta Pronta Assessoria de Imprensa.

“Flieg: Fotógrafo”: Mostra faz uma retrospectiva da obra do fotógrafo alemão

Segue em cartaz até o dia 20 de outubro no Centro Cultural do Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, a exposição “Flieg: Fotógrafo”, que faz uma retrospectiva da obra do fotógrafo alemão Hans Gunter Flieg. A mostra composta por 180 imagens começou no mês passado.


Flieg estabeleceu-se no Brasil como fotógrafo de indústria, publicidade e arquitetura, em 1945. Em 40 anos de trabalho, registrou o desenvolvimento industrial brasileiro com as instalações industriais de empresas, como Willys-Overland, Mercedes Benz e Marcas Famosas S/A - pioneiras da indústria automobilística no Brasil.


Paralelamente ao trabalho na indústria, Flieg fotografou também o design, a arquitetura e a publicidade nos país, entre os anos 1940 e 1980. Em seu currículo, constam trabalhos para as maiores agências de publicidade daquele período, como Standard e Thompson.


A exposição conta com entrada franca e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 13h às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h. O Instituto Moreira Salles fica na Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010


Chema Madoz fotógrafo espanhol,iniciou sua carreira com a fotografia de pessoas, passando a partir de 1990, para objetos do cotidiano, em que imprimiu sua marca.

Inspirado pelo movimento artístico e literário,Surrealismo, Chema Madoz, cria ilusões em suas fotografias. Além de fotografar apenas objetos, ele lhes dá novo sentido e utilização mudando sua função e contexto.

O artista cria novas metáforas, paradoxos e até humor em suas fotos,transformando o comum em incom.

O melhor de tudo é o fotógrafo Chema Madoz não utiliza do programa Photoshop para confundir a cabeça do observador.

Confira abaixo amostras do trabalho de Chema Madoz:



Confira mais fotografias em http://www.escoladeimagem.com.br/blog/espaco-escola-de-imagem/fotografo-espanhol-dispensa-o-photoshop-e-cria-miragens-fotograficas/

6º Concurso de Fotografia OAB

“ÁGUA, COMO FONTE DE VIDA.”
Esse evento tem por objetivo o estímulo à arte e à linguagem fotográfica. A OAB SP acredita que a fotografia, além de mostrar as belezas e a história das cidades, poderá unir os colegas, pois as imagens serão expostas em toda programação cultural da OAB SP.

INSCRIÇÃO
INSCRIÇÕES: De 26 de agosto até 15 de outubro de 2010.
Na sede da OAB SP: Praça da Sé, 385 – 10º andar, Centro, São Paulo - Capital, mediante a doação de uma lata ou pacote de leite integral em pó - 400g.
PARTICIPAÇÃO: Poderão participar todos os advogados inscritos na OAB SP, estagiários e estudantes de Direito do Estado de São Paulo, além de funcionários da CAASP e da OAB SP (exceto os funcionários do Departamento de Cultura e Eventos).
As fotografias, juntamente com a doação, poderão também ser enviadas por CORREIO para o endereço da OAB SP acima, com o CEP 01001-902, servindo como comprovante do prazo a data de postagem.


REGULAMENTO
Cada candidato poderá inscrever até dois trabalhos (em preto e branco ou colorido) INÉDITOS. As ampliações devem ter, no mínimo, 20 x 25 cm, e, no máximo, 24 x 30 cm, com ou sem margem, podendo ser enquadradas. Não serão admitidos slides nem arquivos digitais. Não serão aceitas imagens manipuladas ou alteradas, manual ou eletronicamente, bem como montagens e colagens.

As fotos não poderão conter qualquer tipo de identificação do autor, devendo ser entregues, sem dobrar, em envelope lacrado com as seguintes informações:
nome, endereço, telefone, e-mail, número de inscrição na OAB SP, CPF e RG e comprovante de matrícula (no caso de estudantes). Não está vedado, entretanto, o envio de fotos geradas digitalmente, apenas pede-se que estas preservem a veracidade do assunto.

As imagens não serão devolvidas aos autores após o concurso.

Comissão Julgadora — A Comissão Julgadora, composta por 8 membros de renome e conhecimentos técnicos sobre arte e fotografia, será indicada pelo Diretor do Departamento de Cultura e Eventos, sendo mantido em sigilo os seus nomes até a divulgação dos resultados. A Comissão Julgadora tem plena autonomia e liberdade na escolha dos trabalhos, não cabendo recurso algum quanto à seleção final, sendo suas decisões soberanas.
Critérios de Avaliação — Os critérios de avaliação adotados pela Comissão serão: criatividade e originalidade dos trabalhos.

A simples inscrição e entrega dos trabalhos confirmará concordância dos participantes com as normas deste regulamento.


PREMIAÇÃO
As fotografias dos participantes do 6º Concurso de Fotografia da OAB SP serão premiadas na seguinte ordem:
1º lugar - R$ 2.000,00 + DVD do evento + um Final de Semana na Pousada Bramasole – Monte Verde-MG (baixa temporada)*
2º lugar - R$ 1.000,00 + DVD do evento + um Final de Semana na Pousada Bramasole – Monte Verde-MG (baixa temporada)*
3º lugar - R$ 800,00 + DVD do evento + um Final de Semana na Pousada Bramasole – Monte Verde-MG (baixa temporada)*
4º lugar - R$ 500,00 + DVD do evento
5º lugar - R$ 300,00 + DVD do evento
6º ao 15º lugares - Menção Honrosa
* Os 3 primeiros colocados usufruirão do Final de Semana em data única, a ser definida no ato da premiação.

SOLENIDADE DE PREMIAÇÃO

DATA / HORÁRIO
27 de outubro, às 19 horas,
LOCAL
Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo
Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar

Durante a Solenidade de Premiação haverá sorteio, entre os participantes do concurso presentes, de três Bolsas de Estudo para o 1º Módulo da FOCUS Escola de Fotografia e de três livros exclusivos de fotografia.
As fotos premiadas estarão licenciadas para uso cultural e ilustrativo e farão parte do arquivo iconográfico da OAB SP, preservando-se seu direito autoral, sendo amplamente divulgadas no Jornal do Advogado e na TV OAB, anunciando-se, também, os nomes dos respectivos vencedores.


Promoção
DEPARTAMENTO DE CULTURA E EVENTOS DA OAB SP
Diretor: Dr. Umberto Luiz Borges D’Urso

Dr. Luiz Flávio Borges D’Urso
Presidente da OAB SP

Mostra "Luzes e Sombras" reúne gravuras em metal, xilogravuras, monotipias e fotografias, entre outras técnicas.

Quem visitar a partir da próxima semana a antiga biblioteca do parque da Água Branca, ao lado do prédio da administração, terá a oportunidade de percorrer um roteiro didático do uso do papel em artes visuais.

Sob curadoria de Altina Felício e Maria Regina Pinto Pereira, será inaugurada dia 14 de setembro, às 15 horas, a mostra "Luzes e Sombras", que reúne cerca de 100 obras de 45 artistas que se reúnem em um ateliê de gravura em São Paulo. São gravuras em metal, xilogravuras, monotipias e fotografias, entre outras técnicas.

A exposição ficará em cartaz até 13 de outubro. Segundo Enock Sacramento, "esta mostra comprova que a arte não apenas pode concretizar-se sobre uma folha delgada de celulose como pode ensejar o surgimento da arte em seu melhor papel."

Serviço:
Exposição "Luzes & Sombras" de 14 de setembro a 13 de outubro às terças, quintas, sábados e domingos das 10h às 13h e das 13h30 às 17h
Parque da Água Branca- prédio da antiga Biblioteca - em frente à arena Avenida Francisco Matarazzo, 455 São Paulo - SP, 05001-000
Telefone (0xx)11 3675-7436
Entrada Franca
http://luzesesombras-aguabranca.blogspot.com/

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Concurso “Capture seu diálogo”: Candidatos podem participar com até três fotografias

Estão abertas as inscrições para o concurso EuroClick 2010, promovido pelo Centro Europeu, escola de idiomas e profissões, em Curitiba. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o próximo dia 11 de outubro.


Nesta terceira edição do concurso o tema é “Além da Imaginação”, o que significa que os fotógrafos poderão deixar a criatividade à solta e terão total liberdade para criar suas composições dentro das infinitas possibilidades que o tema oferece. O objetivo é revelar novos talentos e consolidá-los como grandes nomes da fotografia no país.


Vale lembrar que, os três primeiros colocados receberão prêmios em espécie, de até R$ 2,5 mil, câmera fotográfica compacta, além de assinaturas de um ano da Revista Photo Magazine. O concurso conta com o apoio da Editora Photos, da Ticolor Impressão Digital e do Shopping Estação.


Para participar é simples. Basta enviar para a sede da escola, em Curitiba, três fotografias, coloridas ou em preto e branco, com 15x21cm, no mínimo, e no máximo 20x30cm, coladas em uma folha branca A4. No verso da folha, devem constar as seguintes informações: nome do participante, título do trabalho, ano em que ele foi feito e se o original é em negativo, slide ou arquivo digital.


Além disso, o participante deve enviar junto a ficha de inscrição devidamente preenchida. O endereço da escola é rua Brigadeiro Franco, 1700, Centro, CEP: 80420-000.


Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora, formada por representantes do Centro Europeu e profissionais convidados. O resultado será divulgado no dia 25 de outubro.


Premiação EuroClick 2010:


1º Lugar – R$ 2.500,00; uma câmera fotográfica compacta da marca Kodak C160 de 9.2 Mp e uma assinatura de um ano da Revista Photo Magazine.


2º Lugar – R$ 1.000,00; uma mochila de fotógrafo e uma assinatura de um ano da Revista Photo Magazine.


3º Lugar – Uma bolsa para fotógrafo e uma assinatura de um ano da Revista Photo Magazine.



Mais informações:
www.centroeuropeu.com.br

Relatos e imagens de viagem de Bioy Casares ao Brasil vira livro

Madri, 6 set (EFE).- "Páginas e páginas de diários, fotografias e correspondências" compõem o material inédito de Bioy Casares, detalha Michel Lafon, autor do texto que acompanha o livro que será publicado fruto da viagem do escritor argentino ao Brasil em 1960.

"Unos días en el Brasil" (Diario de Viaje) (Uns dias no Brasil - Diário de Viagem, em livre tradução) é o título da obra editada por Páginas de Espuma, na Espanha, e La Compañía, na Argentina. Um breve livro e uma joia com a essência da escritura do autor de "La invención de Morel", e que apresenta ao leitor a faceta de fotógrafo do argentino.

Nove fotografias completam a obra que a partir de hoje pode ser vista na Galeria Guayasamin, da Casa da América de Madri, em uma exposição de dedicada ao escritor.

"Há milhares de fotografias de Bioy em seus arquivos. Antes de morrer ele tinha um projeto de fazer uma exposição com esse material. Ele se via como fotógrafo, era apaixonado por fotografia. Tinha fotos de sua esposa Silvina Ocampo, sua filha Marta, no Mar da Prata, e de amigos e familiares. Se agora temos fotos dos anos 40 e 50 é graças a ele", explicou à Efe Lafon.

A publicação deste livro, com as reflexões e lembranças sobre a viagem que Bioy ao Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo e a recém-nascida Brasília), convidado pelo PEN Clube argentino para um congresso, é uma oportunidade para destacar o autor, cujo talento foi marcado pela extensa sombra de Borges, seu grande amigo.

Para Lafon, "este diário tem o objetivo íntimo e pessoal do autor para seguir transformando qualquer dia de sua vida em uma viagem e uma aventura, qualquer lugar do mundo em uma ilha encantada onde tudo é possível".