Você já observou com atenção as portas existentes em sua cidade? O material de que são feitas? A que época aludem? As verdadeiras obras de arte que podem ser ou conter? Pois o fotógrafo Carlos Emilio de Sá e Silva vem observando, desde 2004, as características e particularidades de portas por todo o Brasil, e o material resultante dessa experiência está reunido na exposição fotográfica Passagens.
Parte dessa exposição, com portas retratadas por toda a cidade de São Paulo, poderá ser observada no Senado Federal, na Galeria Senado e no o Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima, até o dia 7 de outubro. As fotografias mostram estilos artísticos e arquitetônicos de seis séculos distintos, desde a chegada dos jesuítas ao Brasil, com as escolas que fundaram, até as modernas portas de bancos da Avenida Paulista, passando por localidades da Cracolândia, como é conhecida a região do centro da capital paulista onde os índices de criminalidade são elevados.
As fotografias, de 90x65cm, estão à venda, com preço médio de R$ 1500 a R$ 2 mil. O artista já fotografou para o NY Times Magazine, já expôs nos Estados Unidos, na Alemanha e na Ucrânia, e suas fotografias serviram de inspiração para a escritora Maria Augusta Silva Dal Fabbro em suas publicações poéticas sobre portas. A curadoria da mostra é de Rafael Raddi.
Da Redação / Agência Senado
Nenhum comentário:
Postar um comentário