Será inaugurada na próxima quarta-feira (06), a exposição fotográfica do francês Stéphane Herbert, Brasília-Chandigarh, no Museu Nacional da República. A mostra apresenta trinta fotografias de ambas cidades onde são reveladas suas semelhanças, ousadia, sua arquitetura moderna e o espírito do século XX.
Chandigarh, na Índia é a capital dos estados de Punjab e Haryana e Brasília, capital do Brasil. Ambas foram projetadas nos anos 50 e planejadas por dois ícones da arquitetura mundial, Le Corbusier e Oscar Niemeyer. Seus princípios de circulação e urbanismo, em suas concepções revolucionárias nortearam Stéphane de uma maneira singular, que possibilitou o fotógrafo captar as imagens das cidades, onde os espaços vazios e as luzes se destacam.
A proposta do autor é levar o observador a estabelecer uma comparação entre a arquitetura e o traçado das duas, perceber a ‘estética da fluidez’ de Brasília e o ‘espaço indizível’ de Chandigarh.
Além da exibição das imagens, a mostra contará com o lançamento de um catálogo com 78 páginas, incluindo textos da curadora Claudia Estrela Porto, professora do Departamento de Artes da Universidade de Brasília, do arquiteto Cláudio Queiroz, do filósofo e musicólogo Claude-Marin Herbert e do próprio fotógrafo, Stéphane Herbert, além de 40 fotografias, com reprodução de todas as imagens que integram a exposição. ‘Brasília- Chandigarh – Patrimônio Moderno’ contará ainda com programa educativo durante todo o período em que estiver montada. A idéia é estimular os alunos e visitantes em geral a conhecerem mais e refletirem sobre a cidade onde vivem.
Sobre o fotógrafo
Nascido na Guatemala, em 1968, e com nacionalidade francesa, Stéphane Herbert estudou fotografia em Lyon e civilizações orientais em Paris. Começou a fotografar em Nova York e Istanbul. Conheceu o Brasil em 1995 e focalizou seu trabalho na cultura afro-brasileira através dos rituais Capoeira-Candomblé-Carnaval.
Retratou os mestres Lucio Costa e Oscar Niemeyer e fotografou Brasília. Continuou sua pesquisa sobre o patrimônio moderno em Chandigarh e apresentou a exposição Brasilia | Chandigarh nas principais cidades da Índia em 2008 e 2009, como também na cidade de Firminy na França em setembro 2010.
Serviço:
Brasília-Chandigarh – Patrimônio Moderno
De 06/10 a 07/11, de terça a domingo, das 9h00 às 18h30
Museu Nacional do Conjunto Cultural da República
Entrada franca. Informações: 3325. 5220. Classificação livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário