Atualmente fotografo com uma Nikon D200. Já fotografei com várias câmeras, uma delas uma Canon EOS 20D, de 8.2 megapixels. Muitos paravam, e me perguntavam com um ar de ironia: “Nossa, você fotografando com um câmera de só 8 megas? A minha é amadora e tem 12. Portanto a minha é melhor que a sua...”
Realmente, no meio amador, parece ser óbvio que uma câmera de 12 megapixels é melhor. Mas não é! Quer saber o porquê?
Em uma câmera digital, o filme, material sensível à luz, é substituído pelo sensor CCD (Dispositivo de Carga Acoplada) ou CMOS (Semicondutor Metal-Óxido Complementar). Estes, por sua vez, variam de tamanho, podendo ser o APS-C, um pouco menor que o fotograma de 24 X 36 mm, ou então de um tamanho do fotograma de 24 X 36 mm. Estes que tem o tamanho de um fotograma convencional são conhecidos erroneamente como full frame ( o correto é full size, segundo Thales Trigo, em Equipamento Fotográfico: Teoria e Prática ). Até ai tudo bem, mas porque os tais 12 megas não são bons?
Acontece que, na fotografia digital, os pixels, abreviação de Picture Elements, ou elementos de imagem, que são os pontos sensíveis à luz, estão agrupados nesta superfície de 24 X 36 mm. Se o sensor é menor, os 12 milhões de pixels precisam diminuir de tamanho para serem distribuídos na mesma. Imagina colocar 12 milhões de pontinhos minúsculos em uma folha de sulfite, por exemplo. Até ai tudo bem né? Agora imagina colocar estes mesmos 12 milhões em um guardanapo. Estes pontos estariam mais juntos e menores.
A mesma coisa acontece nos sensores. Um sensor full size de 8 megapixels em teoria é melhor que um sensor full size de 12 megapixels. Os pixels são maiores, e com isso, a imagem fica menos ruidosa e obtêm melhor definição.
Portanto, na hora de escolher uma câmera, não leve em consideração somente quantidade de pixels, mas também o tipo de sensor (CCD ou CMOS), qualidade de lentes, velocidade de processamentos e outras coisas.
Abaixo, capa do livro citado no texto, onde há ótimas referencias sobre equipamentos e o que influe na sua qualidade:
Nenhum comentário:
Postar um comentário