Amador consegue fotografar a terra a partir da atmosfera
Apesar das imagens serem semelhantes as feitas pelos astronautas da estação Espacial ISS ou de um caro satélite e um caro sistema de comunicação e confusas antenas, as fotos foram feitas pelo astrônomo amador Colin Rich.
O projeto Pacific Star 2 foi a segunda odisséia do americano ao espaço e foi lançado quatro meses depois do planejamento começar. Rich se inspirou no fotógrafo britânico Robert Harrison, que conseguiu tirar fotos da estratosfera em 2008. O lançamento anterior Pacific Star 1 voou menos longe que o experimento mais novo, alcançou 2,7 mil metros o novo foi a alcançou 38 mil metros cerca de quatro vezes maios que a capacidade de um avião comercial.
“Nós lançamos (o Pacific Star 2) em Oxnard, na Califórnia”, disse o Rich “Nós trouxemos nosso tanque de hélio e inflamos o balão meteorológico de látex (…) e, no final da tarde, nós lançamos”.
“Ele (o balão) então estourou e o paraquedas entrou em funcionamento e, é claro, nós fomos recuperar o invólucro”, diz. Ele pousou a cerca de 32 km do local do lançamento.
A peripécia com ótimos resultados do americano de 27 anos pode ser visto no vídeo abaixo.
Usando máquina com 5 anos de uso que custaram 80 reais, compradas pelo eBay, Rich colocou as câmeras dentro de uma caixa de isopor preso no centro de um pequeno paraquedas e nele um balão de látex com gás hélio. O projeto todo custou aproximadamente R$ 1,3 mil.
Veja resultado:
Pacific Star II from Colin Rich on Vimeo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário